CI

Com apoio da CNA, Governo recria Departamento de Café no Ministério da Agricultura

Departamento havia sido extinto em 2015


Departamento havia sido extinto em 2015

Os produtores de café tiveram boas notícias neste mês. A primeira delas foi o anúncio da recriação do Departamento do Café pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), após diversas ações feitas pela Comissão Nacional do Café, órgão da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em conjunto com outras entidades do setor produtivo. 

O ministro Blairo Maggi, durante visita à Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), em Minas Gerais, na presença do presidente da Comissão, Breno Mesquita, deu a boa notícia aos cafeicultores. Outra vitória, segundo a Comissão Nacional do Café, foi o pagamento da dívida do Brasil junto a Organização Internacional do Café (OIC). 

Essa era uma questão que preocupava os cafeicultores porque o débito impedia o Brasil de manter o direito de voto nas decisões da OIC, trazendo grande transtorno para o setor, principalmente pelo fato do país ser o maior produtor e exportador do produto. A entidade congrega 77 países, sendo 35 deles importadores e outros 42 exportadores. Cabe à OIC promover a cooperação internacional em questões relacionadas ao comércio global do produto.

Extinto em julho de 2015, a recriação do Departamento do Café pelo Mapa foi bem aceita pelo segmento. O órgão funcionava dentro da estrutura da Secretaria de Produção e Agroenergia do Mapa. Ocorre que, após sua extinção, os assuntos relacionados à cafeicultura foram separados em departamentos distintos dentro da Secretaria de Política Agrícola, dificultando a tramitação das demandas do setor cafeeiro. 

Na opinião do assessor técnico da CNA, Maciel Silva, o Departamento do Café tem importância estratégica na execução das políticas voltadas para a cafeicultura. Trata-se de uma estrutura centralizada que vai facilitar a tramitação das demandas do setor, trazendo maior fluidez nas ações relacionadas ao café. 

A Comissão Nacional do Café da CNA celebra com os cafeicultores essas importantes conquistas, mantendo-se vigilante para que as principais demandas dos produtores sejam analisadas, se possível, atendidas pelo governo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.