CI

Começa em Cascavel congresso nacional de irrigação

O Conird estimula debates em torno da formatação do plano diretor paranaense


Especialistas de todo o Brasil participaram na noite de domingo (4), no Centro de Eventos de Cascavel, da abertura do 22.º Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, que continua com oficinas e palestras até sexta-feira (9). O encontro foi promovido pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid) e outras entidades.

Para o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, o 22.º Conird prepara a implantação do Plano Diretor de Irrigação e Drenagem. “O Conird estimula debates em torno da formatação do plano diretor paranaense. A agricultura irrigada pode ser colocada em prática em todas as condições climáticas”, comentou o secretário.

Para Ortigara, a irrigação dá suporte à produção reduz riscos e melhora a produtividade. O secretário nacional de Irrigação, Guilherme Orair, destacou que o Conird é uma oportunidade de debater alternativas de irrigação e é ferramenta indispensável no processo de desenvolvimento do Brasil.

O presidente da Abid, Helvecio Saturnino, explicou que muito dos estoques da dívida no campo têm a ver com a adversidade agrícola e a dificuldade do produtor de se recuperar. “Atualmente ele não dispõe de instrumentos de política governamental suficientes para ampará-lo”.

Também estavam presentes na abertura do encontro o presidente do Iapar, Florindo Dalberto; o diretor-brasileiro de Itaipu, Jorge Samek; o chefe de Gabinete da Agência Nacional de Águas, Horácio Figueiredo; diretor-presidente da CSEI/Abimaq, Antônio Alfredo Mendes; chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Manoel de Souza; diretor-presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Nunes; diretor-presidente do Instituto Emater, Rubens Nierderheitmann; o presidente da ABEAG, Valmor Pietsch; o diretor-executivo da Coodetec, Ivo Carraro; o presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, Luiz Antônio Lucchesi; o vice-presidente da Coopavel, Rudinei Grigoleto; presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso; e o deputado federal e membro da Comissão de Agricultura da Câmara Federal, Alfredo Kaefer (PSDB-PR).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.