CI

Contra Helicoverpa armigera: MP quer proibir Benzoato também no MT

Indea rejeitou acordo extra-judicial



Ação impetrada pelo Ministério Público Federal (MPF) em Cuiabá solicita que o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) seja proibido de autorizar a aplicação de defensivos que contenham Benzoato de Emamectina. A interdição da substância, que já se mostrou eficiente contra a Helicoverpa armigera em outros países, é extensiva ao governo do Mato Grosso, e pede o cancelamento das liberações já emitidas.


Antes de recorrer à Justiça, o MP tentou um acordo extrajudicial com o Indea – o que não foi aceito. Os pedidos feitos pelos mato-grossense para a utilização do agroquímico já chegam a 63 toneladas.

O MPF alega que o Benzoato de Emamectina não possui registro no Mapa, e que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) expediu parecer afirmando que a substância é altamente tóxica à saúde humana. No entanto, o Ministério da Agricultura já autorizou diversos estados em situação de emergência fitossanitária a utilizar o produto nas lavouras de soja e algodão.

“O uso de agrotóxicos que contêm o benzoato de emamectina atende exclusivamente aos interesses econômico e político, desconsiderando os interesses ambientais e, principalmente, a proteção à saúde humana contra uma substância altamente tóxica”, afirma o procurador Felipe Bogado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.