CI

Controle de pragas no milho com o uso de inimigos naturais

Manejo Integrado de Pragas contribui para a sustentabilidade do meio ambiente e redução dos custos das lavouras


Manejo Integrado de Pragas contribui para a sustentabilidade do meio ambiente e redução dos custos das lavouras

O Dia de Campo na TV desta semana vai falar sobre a importância da adoção de boas práticas para o controle de pragas na cultura do milho. O Manejo Integrado de Pragas (MIP), considerado um conjunto de medidas voltadas para diminuir o uso de agrotóxicos na produção convencional, contribui para a sustentabilidade do meio ambiente e para a redução dos custos financeiros das lavouras, além de oferecer um produto mais saudável para o consumidor final.

O programa vai apresentar o trabalho que está sendo desenvolvido pela Embrapa em diversas propriedades de Minas Gerais. A experiência bem-sucedida teve início em experimentos da própria Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa localizada em Sete Lagoas, na região Central de Minas.

Depois de muitas tentativas, o MIP provou ser eficaz: "A gota d'água para mudarmos nossas ações foi a infestação crescente, a cada safra, da lagarta-do-cartucho, mesmo usando o controle químico. Aumentávamos o número de aplicações de inseticida e não conseguíamos o controle desejado. Ficou nítido que deveríamos fazer alguma coisa diferente", afirma o técnico Fábio Rabello, da equipe de Melhoramento de Milho da Embrapa Milho e Sorgo.

Segundo o pesquisador Ivan Cruz, da Embrapa Milho e Sorgo, "o que falta é capacitação e mais ações de divulgação da tecnologia". O programa vai mostrar as diversas técnicas que compõem o MIP e a importância do monitoramento das lavouras, etapa fundamental que deve ser seguida pelo agricultor para saber o momento certo para a aplicação dos inimigos naturais das pragas, a exemplo do Trichogramma. O programa revela ainda casos de sucesso da implantação do controle biológico de pragas na região Central de Minas Gerais, com relatos de agricultores e extensionistas, e o exemplo de uma biofábrica que produz e comercializa os inimigos naturais.

O Dia de Campo na TV "Controle de pragas no milho com uso de inimigos naturais" foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF), em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do tema principal, o programa ainda aborda outros assuntos nos quadros: "Agência Embrapa de Notícias", "Sempre em Dia", "Repórter em Campo", "Na Mesa", "Quem quer ser cientista", "Minuto do Livro", e "Ciência e Tecnologia em Debate".
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.