CI

Cooperativismo: O caso de sucesso em 50 anos de Cocamar

Hoje é o Dia do Cooperativismo




Neste sábado, dia 6 de julho, é comemorado o Dia do Cooperativismo. E se há um exemplo do sucesso deste modelo, é a Cooperativa Agroindustrial Cocamar - que completou meio século de fundação.

O Portal Agrolink teve a oportunidade de conhecer 'in loco' uma entidade moderna, ousada, focada no ganho de seus associados e no progresso de toda a comunidade. Sediada na cidade de Maringá, a Cocamar tem como "Missão atender ao cooperado, assegurando a perpetuação da cooperativa de forma sustentável".


A meta é atingir R$ 3 bilhões de faturamento em 2015 através de seus mais de 11 mil associados. O plano não tem nada de impossível, considerando que em 2012 foram R$ 2,36 bilhões - um aumento de expressivos 17% sobre o ano anterior.

Nesta sexta-feira (05.07), acompanhamos uma intensa programação. Após uma coletiva de imprensa que contou até com a presença do Ministro Aldo Rebelo (Esporte), conhecemos o parque industrial da Cocamar, que ocupa uma área de 100 hectares e emprega 2500 pessoas diretamente. Chama a atenção a capacidade de esmagamento e processamento de soja e algodão.

Apesar de receber menos grãos da oleaginosa no ano passado (apenas 680 mil toneladas, contra 950 mil em 2011), a planta industrial tem capacidade de armazenar até um milhão de toneladas. Esmaga nada menos que 3250 toneladas de soja por dia. Só em 2012 foram produzidas 7,085 milhões de caixas de 20 unidades de óleo. A Cocamar gera ainda toda a energia que seu parque utiliza através da biomassa, sendo auto-sustentável.

Na área de fios, a cooperativa fez recentemente um grande investimento em modernização, para melhorar a qualidade do produto. Das 600 toneladas que produz mensalmente, 30% deriva de poliéster originário de embalagens pet recicladas. A fibra é mesclada ao algodão, na proporção de 50% cada, atendendo a uma demanda formada por um grande número de malharias e confecções.


Durante a visita que o Portal Agrolink realizou à Cocamar, conhecemos ainda o acervo histórico da cooperativa. Presenciamos a inauguração do Memorial de 50 Anos e uma homenagem aos pioneiros e benfeitores da entidade, com o plantio simbólico de árvores. Como reconhecimento à importância da Cocamar, os Correios lançaram um selo comemorativo.

"Vemos, com satisfação, que o potencial e as oportunidades para o agronegócio brasileiro são muito maiores do que pensávamos. Para a Cocamar, 2012 foi um ano especial. A cooperativa vislumbra potencialidades para continuar crescendo de forma significativa nos próximos anos", projeta Luiz Lourenço, presidente deste que é um verdadeiro caso de sucesso do cooperativismo brasileiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.