CI

Croplife lança Atlas do Agronegócio Brasileiro

A publicação pioneira será apresentada em Brasília na terça-feira, 22


Foto: Pixabay

Traçar e contextualizar a história da agropecuária brasileira com enfoque na sustentabilidade é o que o Atlas do Agronegócio Brasileiro: Uma Jornada Sustenta´vel faz em mais de 150 páginas de textos ilustrados com imagens e infográficos. O trabalho, pioneiro, que vai ser lançado na terça-feira, 22, em Brasília, pela Croplife Brasil, é fruto de um ano de curadoria e organização de informações conduzidas pelo presidente-executivo da entidade, Christian Lohbauer, e equipe. 

“Em cerca de 50 anos de desenvolvimento, o agronegócio se tornou a mais pujante atividade econômica do Brasil, produzindo alimentos mais baratos, de qualidade e com segurança para mais de 160 países”, afirma Lohbauer. “Tudo isso foi feito mantendo 66% dos biomas brasileiros intactos e os compromissos nos acordos internacionais para preservação do meio ambiente.”

Em resumo, a mensagem explícita que a publicação traz é a de que o crescimento do agronegócio brasileiro não foi, não é e não será antagônico à sustentabilidade e à proteção do meio ambiente. O incentivo ao desenvolvimento do setor é evidenciado nas políticas públicas, crédito rural, regulamentação e na estruturação de centros de pesquisa. No entanto, a ênfase do Atlas está no destaque ao papel da ciência na entrega de soluções e ferramentas que vem proporcionando a produção agrícola sustentável do Brasil. 

Graças ao melhoramento genético e a biotecnologia, os produtores rurais passaram a ter acesso a plantas que resistem melhor às pragas e doenças, entregando maior produtividade às lavouras. Além disso, o aprimoramento da defesa vegetal numa agricultura tropical foi essencial para o manejo mais eficiente e racional. Sem deixar de valorizar os sistemas conservacionistas de produção como o plantio direto, o manejo integrado de pragas e a integração lavoura pecuária. 

Dividido em quatro capítulos, “Brasil: Números, História e Instituições”; “Produção Agrícola Sustentável”; “Produção Agrícola e Impactos Socioambientais”; e “Segurança Alimentar Mundial”, o Atlas do Agronegócio Brasileiro: Uma Jornada Sustenta´vel é um documento essencial para se entender esse setor do país. 

Lançamento
Atlas do Agronegócio Brasileiro: Uma Jornada Sustenta´vel
22/06, terça-feira, às 10h
Salão Negro da Câmara Federal Brasília

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.