CI

Dados sobre pesca e aquicultura são apresentados em Rio Grande

Dados foram apresentados na última terça-feira (09.12)


Aconteceu na última terça-feira (09.12), em Rio Grande, na Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg), a reunião do Conselho Gaúcho de Aquicultura e Pesca Sustentável (Congapes) e apresentação da análise das cadeias produtivas ligadas à pesca artesanal e/ou à aquicultura familiar no Rio Grande do Sul, um convênio firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) com a instituição de ensino. 

Pela manhã, o Congapes realizou a sua primeira reunião para debater o regimento interno do Conselho, que reúne 31 entidades governamentais e não-governamentais. O objetivo foi regulamentar o ordenamento do setor pesqueiro e aquícola no Estado, assim como ser um espaço de consulta do governo nas questões relativas às políticas públicas de fomento ao setor.

Na parte da tarde, foi apresentado o resultado da análise das cadeias produtivas dos pescadores oriundos da pesca artesanal e/ou aquicultura familiar no Rio Grande do Sul, em que estiveram presentes os responsáveis pela análise, representantes da SDR, o assistente técnico estadual de piscicultura da Emater/RS–Ascar, Henrique Bartels, extensionistas rurais da Região Sul e estudantes do curso de Gestão Ambiental da Furg.

Durante a apresentação foram mostrados os resultados, com a análise focada na pesquisa da Laguna dos Patos, mas levando em conta a participação de outras regiões, como a Lagoa Mirim e o Litoral Norte do Estado. Todas as informações levantadas pela pesquisa são disponíveis para a consulta através do site www.furg.br.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.