CI

Depois do Cerrado, cultivo de fruta boliviana ganha espaço no Sul do Brasil

Achachairú é semelhante a nêspera e tem elevado teor de polpa


Depois do Cerrado, o cultivo de uma fruta exótica boliviana chegou ao Estado de Santa Catarina. O bacupari boliviano, mais conhecido como achachairú foi introduzida recentemente no Brasil. No Interior de Camboriú (SC), diversas plantas foram cultivadas em função do elevado potencial comercial no Estado. As árvores podem chegar até oito metros de altura com folhas perenes. No Estado catarinense, os frutos amadurecem entre os meses de janeiro e faveiro, um mês depois do achachairú cultivado em São Paulo. 

Os frutos pesam, em média, 30g e são semelhantes a uma nêspera, e apresentam elevado teor de polpa, que é branca e não aderente à casca. Além disso, a fruta é menos atacada pela Mosca-das-frutas, aponta estudo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Normalmente, há apenas uma semente por fruto.

Em vídeo divulgado pela Epagri, o engenheiro agrônomo Eliséo Soprano destaca os melhores métodos para desenvolvimento da planta em Santa Catarina. “A fruta se multiplica por sementes, com início de produção no quatro ou quinto ano do transplante. A principal forma de cultivo é pelo poder germinativo, que representa em torno de 80% das plantas no Estado, pois por meio da alporquia nós não conseguimos desenvolver as árvores em três anos”, ressalta.

Eliséo Soprano adianta que pretende expandir o cultivo do achachairú para outras regiões litorâneas de Santa Catarina, pois a fruta não é tolerante ao frio. Em média, cada árvore produz de dois a três mil frutos, podendo render de 12,5 mil a 18,5 mil quilos por hectare. 

Achachairú no Cerrado

Na região do Cerrado, o período de florescimento ocorre entre os meses de julho a setembro e o amadurecimento entre novembro a janeiro. No Estado de Goiás, milhares de árvores são cultivadas desde 2009. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.