CI

Desempenho do frango vivo em agosto de 2014

Oitavo mês do ano foi um dos melhores de 2014 para o frango vivo



Mesmo valorizando-se mais de 8% em relação ao mês anterior, o frango vivo comercializado no interior de São Paulo obteve em agosto apenas o terceiro melhor preço do ano. E não chegou a repetir agosto de 2013, pois seu preço médio ficou 1,6% abaixo do registrado há um ano. 

Ainda assim, o oitavo mês do ano foi um dos melhores de 2014 para o frango vivo. Pois possibilitou defasagens acumuladas desde, praticamente, o início do ano, quando os custos de produção ainda eram superiores ao preço recebido.

A redução do custo do milho, mais visível a partir de abril, minimizou essas perdas. Mas a reversão de preços, embora iniciada em julho, só se tornou efetivamente concreta no mês de agosto, período em que o preço do frango vivo não só retornou ao valor de abertura de 2014, mas, principalmente, obteve incremento de mais de 11% em apenas seis dias de negócios, ou seja, entre um início e um fim de semana (segunda-feira e sábado).

A despeito de tudo, os dois primeiros quadrimestres do ano estão sendo fechados com uma remuneração menor (cerca de 1% a menos) que a alcançada nos mesmos oitos meses de 2013. E em relação à média dos 12 meses do ano passado (R$2,47/kg), o valor médio até agora registrado (R$2,33/kg) é 5,5% inferior.

Como o mercado (das carnes em geral, não só o do frango) permaneceu firme durante todo o transcorrer da segunda quinzena de agosto, a perspectiva que prevalece é a de novas valorizações no decorrer de setembro. O que não chega a representar novidade ou fato inédito, pois nos dois últimos anos a remuneração média obtida pelo frango vivo em setembro apresentou índices de incremento excepcionais em relação ao mesmo mês do ano anterior (+18,95% em setembro do ano passado; +25,47% em setembro de 2012).

Independente, porém, da valorização que venha obter, é pouco provável que o frango vivo consiga repetir o desempenho de um ano atrás. Pois, afinal, em setembro do ano passado é que se obteve o melhor preço de 2013.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.