CI

Dow espera reverter decisão e liberar herbicida Enlist Duo nos EUA

EPA voltou atrás e proibiu produto para milho e soja


Foi revogada nesta quarta-feira (2511) a aprovação do herbicida Enlist Duo pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês). A fabricante Dow Chemical, porém, espera reverter a decisão e liberar o produto para a safra norte-americana 2016/17.

Desenvolvido para eliminar plantas invasoras em cultivos geneticamente modificadas de milho e soja, o Enlist Duo apresenta uma nova formulação do herbicida 2,4-D. Havia sido aprovado pela EPA há pouco mais de um ano para utilização em seis estados norte-americanos, mas provocou uma forte reação de grupos ativistas. Com a pressão, o órgão oficial resolveu voltar atrás, alegando “novas informações” dando conta de que o herbicida é mais tóxico do que se imaginava.

No entando, Tim Hassinger, presidente e CEO da Dow, se mantém confiante: “Acreditamos que as questões que têm sido levantadas sobre o potencial de sinergia entre o 2,4-D e o glifosato podem ser resolvidas nos próximos meses, a tempo da aplicação na safra 2016”. Segundo ele, a empresa possui dados que comprovam que a nova tecnologia protege o ambiente.

“É possível alterarmos as condições de uso nos rótulos da Enlist Duo. Com base em nossas conversas com a EPA, esperamos que esses problemas não tenham impacto no resultado no longo prazo. Continuamos nos preparando para as vendas do produto na temporada de aplicação em 2016”, assegurou Hassinger.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.