CI

Eficiência na produção leiteira é discutida com produtores de Fagundes Varela

A Emater/RS-Ascar promoveu duas reuniões com bovinocultores de leite, a fim de tratar de temas que dizem respeito à produtividade do leite.


A Emater/RS-Ascar de Fagundes Varela promoveu duas reuniões com bovinocultores de leite do município, na terça e quarta-feira (24 e 25/05), a fim de tratar de temas que dizem respeito à busca por maior eficiência produtiva na bovinocultura de leite.

A primeira reunião, no dia 24, no salão da comunidade de Santa Lúcia, reuniu representantes de nove famílias desta comunidade e de São Jorge. De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert, essa região possui características próprias, com um sistema de produção peculiar. "Durante o encontro, foi possível discutir estratégias para otimizar a produção de leite nessas comunidades, considerando o relevo acidentado, as adversidades climáticas, mão de obra e a situação atual do mercado de lácteos e da tecnologia empregada pelos produtores", enfatiza Ebert.

No dia 25, outros cinco produtores de comunidades próximas estiveram reunidos na sede do município. Segundo o agrônomo, esses bovinocultores estão sendo acompanhados pela Extensão Rural e Social e, na reunião, puderam debater sobre práticas de manejo que podem melhorar a eficiência da produção leiteira nas propriedades rurais, considerando a realidade de cada uma delas. 

Entre os temas abordados nas reuniões estiveram: composição ideal do rebanho, controle e análise de índices zootécnicos, adaptação de raças leiteiras, bem-estar animal, melhoramento genético, descarte de vacas, criação de terneiras e novilhas, manejo no pré-parto, digestão, alimentação e lactação de vacas leiteiras. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.