CI

Em Nova Odessa, Secretário de Agricultura inaugura Laboratório de Referência em Qualidade do Leite do IZ

A comemoração pelo aniversário de 116 anos do IZ-APTA) continuou no sábado (17) em Nova Odessa


Foto: Divulgação

A comemoração pelo aniversário de 116 anos do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), continuou no sábado (17) em Nova Odessa, com a inauguração do Laboratório de Referência em Qualidade do Leite. O secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, fez uma visita técnica à Sede do IZ e inaugurou o laboratório, ao lado do diretor do IZ, Enilson Ribeiro, do coordenador da APTA, Sergio Tutui, pesquisadores e servidores de apoio do IZ.

O novo laboratório pesquisas de monitoramento e transferência de tecnologia para melhoria da qualidade do leite em mais de 110 propriedades de produção de leite bovino e bubalino em cinco macrorregiões paulistas. O IZ também possui laboratório itinerante [trailer] para pesquisas junto ao produtor de outras regiões do Estado. O espaço contempla uma área de microbiologia, que faz análise para detecção de patógenos da mastite e desenvolvimento de pesquisas direcionados ao combate de microrganismos.

"Eu fico muito feliz com a sensibilidade do governador, João Doria, do vice-governador, Rodrigo Garcia, e a competência da nossa equipe dos Institutos da APTA. Isso vai permitir no dia 27 de julho anunciarmos o maior investimento da história do estado de São Paulo na pesquisa. Cumprimento a todos os pesquisadores e servidores do IZ pelos 116 anos. É muito gostoso na paixão de cada um aqui pelo trabalho", afirma Borges.

Enilson lembra que o laboratório é fruto de investimentos do Plano de Desenvolvimento Institucional em Pesquisa (PDIP) da Fapesp. "Essa é uma vitória de todos os pesquisadores e técnicos do IZ",

"A palavra é mesmo vitória. Idealizamos esse laboratório em 2017 para gerar informação e respostas para o produtor, cooperativa e consumidor. Nossa meta é que ele seja certificado em breve e se incorporar a rede brasileira da qualidade do leite (RBQL)", diz Luís Roma Junior, pesquisador responsável pelo, que agradeceu também o trabalho de toda a equipe do IZ por essa conquista.

O coordenador da APTA também parabenizou um todo o corpo técnico do Instituto, que há mais de um contribui para o agro paulista e brasileiro. "Eu costumo dizer que para nós, pesquisadores, os laboratório são como nossos filhos. Essa é mais uma entrega do IZ nesses 116 anos. Só tenho que dar parabéns a dedicação da equipe, nosso principal orgulho", afirmou.

O prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho, também ressaltou a importância do Instituto sediado no município, lembrando que a história do IZ se confunde com a cidade. "Queremos fazer muita parceria entre município e estado. Hoje pude ver de perto a complexidade do trabalho de todos aqui", diz.

Borges e equipe conheceram também os laboratórios de Bromatologia, Parasitologia, Biotecnologia e Análises e Avaliações de Carcaças. Também foram outorgados ao setor de ovinos, uma Unidade Experimental de Forragicultura e Pastagens e o Banco de Germoplasma com maior diversidade de espécies de sementes de forragem e leguminosas do Brasil, uma referência para o Mundo.

As pesquisas do IZ se concentram em três áreas estratégicas: Produção Sustentável de Carne, Produção Sustentável de Leite e Sistemas de Integrados de Produção Agropecuária. Na sede em Nova Odessa, estão os Centros de Pesquisa de Bovinos de Leite, de Nutrição Animal e Pastagens, de Genética e Reprodução Animal e de Zootecnia Diversificada (ovinos, bubalinos, suínos e aves).

Nos municípios do interior de SP - Sertãozinho, há o Centro de Pesquisa de Bovinos de Corte, Registro (bubalinos), Tanquinho (suínos), Ribeirão Preto (Leite) e São José do Rio Preto (Bovinos de Corte).

Também participaram da visita: Bill , ex-prefeito e diretor-executivo da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), representante do deputado federal Vanderlei Macris; Rafael Brocchi, secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico de Nova Odessa; Orlando Melo de Castro, assessor do Gabinete da Secretaria; Fabio Lavagetti, assessor parlamentar; Luciana Gerdes, diretora do Centro de Pesquisa de Nutrição Animal e Pastagem do IZ; Cecília Veríssimo, responsável pelo Laboratório de Parasitologia do IZ; Anibal Filho, diretor do Centro de Pesquisa e Genética de Reprodução Animal; Mauro Bueno, pesquisador do IZ; e Ricardo Lopes da Costa, diretor da Unidade de Ovinos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.