CI

Emater apresenta novas tecnologias no Show Rural

Uva, tomate e feijão ganham destaque na feira agropecuária


O Instituto Emater, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, participa do Show Rural, tradicional evento de exposição de tecnologia para o meio rural promovido pela Coopavel, em Cascavel. De 2 a 6 de fevereiro, produtores de todo o Brasil visitam o local em busca de conhecimento e tecnologia para aumentar a produtividade de suas propriedades.

O secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, e o diretor-presidente da Emater-PR, Rubens Niederheitmann, participam da solenidade de abertura, prevista para as 11 horas de segunda-feira (01). Em seguida, será lançado o livro sobre a história do plantio direto no Paraná, editado pela Itaipu Binacional, e que conta com a participação do extensionista da Emater, Udo Bublitz, que colaborou com uma série de informações e fotos, além de informações sobre a série histórica da evolução do plantio direto no Estado.

O livro, com cerca de 100 páginas, faz uma abordagem mais histórica e de sua importância para o agronegócio e o meio ambiente. Conta com a participação de técnicos da Emater; Iapar; Embrapa, Febrapap, Itaipu, produtores rurais etc.

TECNOLOGIAS - A Emater vai ocupar vários espaços no Show Rural demonstrando sua experiência e metodologia e comunicação da extensão rural sobre as várias possibilidades que o agricultor tem de aumentar a renda na propriedade. O Iapar, por sua vez, como tradicional instituto de pesquisa, soma-se a esse empreendimento para divulgar os avanços da pesquisa agronômica no Paraná.

Nos espaços da Emater, o agricultor vai encontrar informações sobre agroindústria familiar, fruticultura, formiga-cortadeira, alimentação adequada, geração de renda com artesanato, orientação sobre o cultivo de grãos com menos agrotóxicos, piscicultura, paisagismo, plantas medicinais, condimentares e aromáticas, pecuária leiteira, apicultura e olericultura.

AGROINDÚSTRIA - No barracão da agroindústria familiar, mais de 200 agricultores vão apresentar uma grande diversidade de produtos agroindustriais. O local já se tornou tradicional ponto de encontro para quem deseja comprar alimentos de qualidade. Mais do que isso, o espaço mostra a capacidade empreendedora do agricultor familiar e a importância econômica da atividade agroindustrial nos pequenos municípios que geram emprego e renda.

No estande dedicado ao cultivo de frutas, os visitantes verão de perto as técnicas de cultivo de diversas espécies como a uva, o figo, o maracujá, o caqui, a pera, a fruta-do-conde, o abacaxi e a goiaba. Para quem já cultiva a uva, os técnicos prestarão orientações sobre o plantio, a condução, a poda, o manejo de doenças e pragas, a enxertia, sistemas de condução, produção de suco e vinho.

Durante o Show Rural, o visitante vai conhecer de perto a formiga-cortadeira e saber como se doma o sauveiro, os danos causados nas lavouras, e pastagens e quais as estratégias e métodos de controle da praga.

Na área de grãos, os extensionistas vão apresentar ao público as consequências do uso indiscriminado de agrotóxicos. Os visitantes também conhecerão a toxicidade de produtos utilizados nas principais culturas (lavouras, hortas e frutas). Desta forma, os extensionistas buscam conscientizar os agricultores e concumidores sobre o uso excessivo de agrotóxicos. Também estarão à disposição dos visitantes as tecnologias usadas para evitar a deriva e melhorar a eficiência dos produtos químicos aplicados às lavouras.

Os agricultores serão ainda orientados sobre o monitoramento correto de pragas e doenças para reduzir o número de aplicações de agrotóxicos. Também será dado destaque ao uso de equipamentos de segurança para aplicação de agrotóxicos.

A Emater também construiu um açude de produção de tilápias, onde o produtor conhecerá os destalhes da construção dos tanques, do sistema de escoamento, tanques de decantação, sistemas de produção, aspectos sanitários e todas as etapas da produção comercial de peixes.

Na área de pecuária leiteira, os extensionistas adotaram o slogan “Faça de sua bezerra uma vaca campeã” para incentivar a tecnificação da atividade leiteira na região. A intenção é melhorar a produção média de leite por vaca. Atualmente o volume diário, por animal, é de 8,3 kg. A meta é chegar a 10 kg vaca/dia, em quatro anos. Os técnicos também esperam que a produção de leite por hectare de pastagem passe dos atuais 7.200 kg para 12 mil kg por ano.

Com isso, espera-se uma redução de 15% do custo de produção do leite. Para alcançar esse resultado, os técnicos vão incentivar os produtores a aprimorar os rebanhos e, especialmente, selecionar as novilhas com maior potencial produtivo nas propriedades rurais. Aliado a isso, os técnicos vão estimular a melhoria da alimentação suplementar e a oferta de pastagens de melhor qualidade aos animais.

Os visitantes ainda conhecerão o uso da homeopatia animal, a criação de novilhas para reposição do plantel produtivo, adubos usados na formação e manutenção das pastagens, qualidade do leite, instalações e regulagem dos equipamentos usados na ordenha.

No espaço do Instituto Emater dedicado à olericultura foram plantadas 21 cultivares de tomate, que variam conforme o uso, cor e tamanho. Há também seis cultivares de pimentão, cultivo de diversas hortaliças que exigem o tutoramento (suporte) e condução, como o feijão vagem e a abobrinha. Outro destaque é o cultivo do morango no sistema semi-hidropônico, com o plantio em slab (sacolas), sobre bancadas de madeira.

Haverá também um espaço de cultivo de plantas medicinais, condimentares e aromáticas, para atender a crescente demanda no uso de plantas medicinais, que está ganhando cada vez mais importância econômica. Serão apresentadas 80 espécies de plantas, onde os visitantes poderão experimentar diferentes tipos de chá.

Na área de apicultura, o visitante poderá ver um enxame de abelhas africanizadas, a produção de mel em favo diretamente no vidro, equipamentos com derretedor de cera por energia solar, coletor de pólen, indumentária de proteção individual, fumigador. Também estarão em exposição os produtos derivados do mel como a cera e a própolis. Além das abelhas africanizadas, as espécies sem ferrão, como a Jataí estarão no espaço.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.