CI

Emater-MG e Idene firmam parceria para otimizar trabalhos na área de atuação do instituto

O presidente da Emater-MG e o diretor geral do Idene firmaram parceria, nesta quarta-feira, para potencializar as ações do Leite pela Vida.


O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), Glenio Martins, e o diretor geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), Ricardo Campos, firmaram parceria, nesta quarta-feira, para potencializar as ações do Leite pela Vida e do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR/MG), já desenvolvidos na área de atuação do Idene no Estado.

Pelo acordo, o Idene contratará a Emater para prestação de assistência técnica e extensão rural para os produtores abrangidos pelo Leite pela Vida, além de associar ao trabalho estratégias para melhoramento genético do rebanho bovino, já aplicadas pela Emater.

No âmbito do Programa de Combate à Pobreza Rural serão requalificados projetos que hoje não cumprem da melhor forma a sua finalidade. “O PCPR/MG fez uma série de investimentos em agroindústria, muitos investimentos que estão ociosos, obsoletos. Então, combinamos da Emater fazer essa requalificação dos projetos que têm viabilidade”, explicou o presidente da Empresa, Glenio Martins.

Segundo ele, a parceria vai otimizar os esforços tanto da Emater, quanto do Idene, na área de abrangência do Instituto. “O Idene já tem uma atuação forte junto à agricultura familiar, mas aquela região ainda tem um índice de vulnerabilidade social grande e alguns desafios, como a regularização fundiária rural, melhoramento genético de rebanho bovino, convivência com a seca, projetos de abastecimento de água. Somando esforços, o Idene e a Emater ganham mais agilidade nos trabalhos, mais economia para o estado, uma vez que vamos evitar sobreposição de ações, e mais eficiência”, concluiu. De acordo com Glenio Martins, a parceria irá resultar em ações imediatas.

Programas

O Leite pela Vida é um programa do governo federal executado no estado pelo Idene, braço operacional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor). O objetivo é contribuir para o combate à fome e à desnutrição de cidadãos que estejam em situação de vulnerabilidade social e/ou em estado de insegurança alimentar e nutricional – por meio da distribuição gratuita de leite.

O Governo Federal estabelece diretrizes, normas e preços praticados no programa; o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) realiza o controle social e, por fim, os escritórios regionais do Idene identificam e cadastram produtores fornecedores e beneficiários consumidores, além de acompanharem toda a execução do programa no local.

O Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR/MG) é desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais com apoio do Banco Mundial. Seu objetivo é desenvolver ações para amenizar a pobreza e buscar soluções para o crescimento das comunidades onde atua, financiando projetos comunitários.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.