CI

Emater/RS-Ascar planeja metas para 2017 com foco municipal

O PO 2017 é uma das etapas do Planejamento Estratégico Institucional da Emater/RS-Ascar


Em um processo amplo, a Emater/RS-Ascar convoca seus extensionistas a participarem da concepção do seu Plano Operativo (PO) para o ano de 2017. O documento prioriza programas e ações com metas objetivas em áreas vitais ao desenvolvimento dos municípios gaúchos, como os Planos Socioassistenciais, conservação do solo, produção de leite e grãos, com destaque para milho e feijão, segurança e soberania alimentar, entre outras, a serem cumpridas no ano que vem.

O PO 2017 é uma das etapas do Planejamento Estratégico Institucional da Emater/RS-Ascar e está sendo elaborado pelos extensionistas em todos os 495 municípios onde a Instituição atua no Rio Grande do Sul.

Na região administrativa de Ijuí, que abrange 46 municípios dos Coredes Celeiro, Alto Jacuí e Noroeste Colonial, as equipes cumpriram durante a semana (26 a 30/09) agenda de reuniões. Em um esforço coletivo, os grupos priorizaram políticas públicas e programas contratados pelo governo, além das demandas das comunidades rurais assistidas pelos extensionistas. "É o momento de avaliarmos o trabalho de ATERS (Assistência Técnica e Extensão Rural e Social) e priorizarmos os trabalhos desenvolvidos pelas equipes municipais e Centros de Treinamento", disse o gerente da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Carlos Turra.

Para elaborar o PO, os extensionistas também tomam por base documentos internos, como a planilha de Estudo de Situação. Essa planilha guarda informações como habitação, saúde, água para consumo humano, coleta de lixo no meio rural e oferta de energia elétrica.

Contrastes regionais

O Corede Celeiro concentra os municípios com os piores indicadores socioeconômicos. Estes contrastes regionais estão sendo levados em conta na construção do planejamento da Emater/RS-Ascar.

Prioridades

Em que pese as particularidades municipais, a lista de prioridades eleitas pela Emater/RS-Ascar para a região administrativa de Ijuí inclui: Planos Socioassistenciais; produção, processamento, armazenagem, consumo e comercialização de alimentos; elaboração de projetos (crédito, ambiental, irrigação); bovinocultura de leite; Rede Leite; solos; grãos; relações institucionais e parcerias; e programas estaduais - Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, Programa Estadual de Conservação do Solo e Água, Programa Irrigando a Agricultura Familiar, Programa Mais Água Mais Renda e Programa Estadual de Agroindústria Familiar.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.