CI

Embarques de carne de frango têm início de mês promissor

Assim como o mês de abril, novembro também tem 20 dias úteis


Ao alcançarem a média de 18.798 toneladas diárias, os embarques de carne de frango da primeira semana de novembro (1 a 5, três dias úteis) apresentaram o segundo melhor resultado dos últimos 13 meses, ficando pouco abaixo do recorde do período – 18.934 toneladas/dia em abril passado.

Por sinal, como abril passado, novembro corrente também tem 20 dias úteis. Assim, a média ora registrada sinaliza resultado mensal tão promissor como o de sete meses atrás. Algo em torno das 376 mil toneladas (em abril último, 378.674 toneladas), resultado que, se alcançado, significará aumento de 36% sobre o mês anterior (276,3 mil toneladas em outubro passado) e de 9,41% sobre o mesmo mês do ano passado (343,6 mil toneladas em novembro de 2015).

De toda forma, é oportuno encarar esse resultado com algum cuidado, porquanto já ficou demonstrado, em vezes anteriores, que os embarques não ficam resumidos aos dias úteis, se estendem aos feriados. E se isso tiver ocorrido, o total embarcado na semana – 56.393 toneladas – distribuído ao longo de quatro dias (e não apenas em três dias uteis), corresponderá a uma média diária ligeiramente superior a 14 mil toneladas, resultado que supera as 13.817 toneladas/dia de outubro passado, mas permanece aquém das 17.181 toneladas/dia de novembro de 2015.

Portanto, só resta aguardar e torcer para que a média atual se mantenha. Torcer, inclusive, pela recuperação do preço médio do mês, por ora na casa de US$1.540/t – valor que, embora 3% superior ao de novembro do ano passado, é meio por cento menor que o de outubro último.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.