CI

Embrapa Agropecuária Oeste está no festival internacional Pint of Science

A conversa será no Barão, a partir das 19h30, 23 de maio


O Brasil é o único país da América Latina a participar do festival internacional "Pint of Science" ou "Ciência no Boteco", que será realizada simultaneamente em outros 11 países (confira a programação completa). Sete cidades brasileiras estão no evento, sendo uma delas Dourados (MS) - as outras são Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Carlos (SP) e São Paulo (SP). E a Embrapa Agropecuária Oeste está na programação com o tema agrometeorologia, sob a responsabilidade do pesquisador Carlos Ricardo Fietz.

A conversa será no Barão, a partir das 19h30, 23 de maio, (General Osório 2415 – Vila Rui Barbosa) sobre o Guia Clima (http://clima.cpao.embrapa.br) sistema de monitoramento agroclimático online que disponibiliza, em tempo real, dados sobre as condições meteorológicas (temperatura, umidade do ar, etc.), informações (médias, normais, etc.) e alertas (baixa umidade do ar, ventos fortes, geadas, etc.). Falar do tempo agora não vai ser sinônimo de falta de assunto. 

Em Dourados, quem está organizando o evento é a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), coordenado pela professora Isis Faria, do curso de Engenharia Física da universidade. 
Como surgiu o festival?

Em 2012, Michael Motskin e Praveen Paul eram pesquisadores do Imperial College London. Eles começaram a organizar um evento chamado Encontro com pesquisadores, trazendo aos laboratórios dos cientistas pessoas acometidas por Mal de Parkinson, Alzheimer, doenças neuromusculares e esclerose múltipla para mostrar a elas que tipo de pesquisa estavam realizando. O evento foi inspirador tanto para os visitantes quanto para os dois cientistas.

Então, eles pensaram: se as pessoas podem ir até os laboratórios se encontrar com os cientistas, por que os cientistas não podem sair de seus laboratórios para encontrar as pessoas? Foi assim que nasceu o Pint of Science.

Em maio de 2013, eles realizaram o primeiro festival na Inglaterra reunindo os maiores nomes provenientes de diversos campos do conhecimento para explicar seu trabalho aos amantes da ciência. A ideia deu tão certo que, em 2016, o Pint of Science acontecerá em 12 países! 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.