CI

Embrapa e CNA promovem 1º Dia de Campo do Projeto Biomas no Cerrado

1º Dia de Campo do Projeto Biomas no Cerrado


Nesta sexta-feira (29), a partir das 7h30 da manhã, a Embrapa e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vão realizar na Fazenda Entre Rios, na região do PAD-DF, no Distrito Federal, o 1º Dia de Campo do Projeto Biomas no Cerrado, com o tema “Plantio de Árvores em Propriedades Rurais”. Destinado a produtores, técnicos e demais interessados, o evento tem como objetivo compartilhar os resultados parciais de estudos do projeto, que busca viabilizar a restauração ambiental e o uso econômico de árvores em propriedades rurais do Bioma Cerrado.
 
Segundo o coordenador do Projeto Biomas no Cerrado, o pesquisador José Felipe Ribeiro, da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), a ideia é apresentar possibilidades de inserção das espécies florestais nas fazendas. “Vamos mostrar como utilizar técnicas de restauração para atender não apenas as necessidades da legislação como também para contribuir para a diversidade biológica na propriedade, contemplando o lado ambiental, e ainda o econômico e o social”, explica.
 
No Dia de Campo, os participantes vão visitar quatro estações técnicas, apresentadas por pesquisadores da Embrapa e de instituições parceiras do Projeto Biomas no Cerrado, como a Universidade Federal de Goiás, a Universidade de Brasília e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O coordenador nacional do projeto, Gustavo Curcio, da Embrapa Florestas (Colombo, PR), afirma que “este é um momento importante para o projeto. Vamos mostrar aos participantes o trabalho que vem sendo feito por esta rede de pesquisa e os benefícios para o dia a dia dos produtores rurais”.
 
Na primeira estação, serão apresentados o consórcio entre espécies nativas e frutíferas nativas, além de experimento de silvicultura de baru. A segunda vai mostrar consórcios de mogno africano e palmeiras e de nativas madeireiras e frutíferas nativas. Na terceira estação serão apresentadas técnicas de plantio de mudas nativas para a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e de plantio de mudas e controle de erosão. Na quarta estação, os participantes vão conhecer experimentos sobre semeadura direta de árvores, arbustos e ervas nativas do Cerrado, bem como sobre relações entre solo, vegetação e recursos hídricos.
 
O Projeto Biomas desenvolve 22 subprojetos no Cerrado. A Fazenda Entre-Rios, localizada a 60 km de Brasília, destina 70 hectares para abrigar os experimentos em áreas de sistema de produção (ASP), áreas de preservação permanente (APP) e áreas de reserva legal (ARL). O projeto conta ainda com uma área natural de referência – um campo de instrução do Exército, vizinho à fazenda, já no município de Formosa (GO).
 
Os interessados em participar do Dia de Campo devem fazer a inscrição gratuitamente pelo e-mail: [email protected]. As vagas são limitadas a 200. Será oferecido transporte gratuito aos inscritos para a Fazenda Entre Rios. As vans partirão do estacionamento em frente à Sala Funarte, entre a feira de artesanato da Torre de TV e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na região central de Brasília, às 6h30 da manhã. O evento será encerrado às 13h40.
 
O Projeto Biomas

O Projeto Biomas, iniciado em 2010, é fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a participação de mais de 400 pesquisadores e professores de diferentes instituições, em um prazo de nove anos.
 
Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros para viabilizar soluções com árvores para a proteção, recuperação e o uso sustentável de propriedades rurais nos diferentes biomas.
 
O Projeto Biomas tem o apoio do SENAR, SEBRAE, Monsanto e John Deere. No Cerrado, o Projeto Biomas conta com o apoio da Embrapa Cerrados, Emater/GO, Instituto Federal Goiano e Universidade de Brasília. Saiba mais em: www.projetobiomas.com.br.
 
 
Serviço
 
1º Dia de Campo do Projeto Biomas – Cerrado
Data: 29/05/2015 (sexta-feira)
Local: Fazenda Entre Rios – PAD-DF módulos 11 e 14 – Distrito Federal
Horário: 7h30 às 13h40 – haverá transporte aos inscritos às 6h30, saindo do estacionamento da Sala Funarte, entre a feira de artesanato da Torre de TV e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Inscrições e informações: [email protected] – limitadas a 200 vagas
Evento gratuito

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.