CI

Embrapa firma parceria para controle de pragas no algodão em MT

A parceria tem como objetivo selecionar variedades de bactérias


O presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), Milton Garbugio, assinou acordo de cooperação com a Embrapa, dia (24/11), em Brasília. Foi durante solenidade em comemoração dos 40 anos da unidade Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 46 espalahadas pelo Brasil.

A parceria tem como objetivo selecionar variedades de bactérias entomopatogênicas (específicas contra insetos) da coleção microbiana mantida pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que hoje conta com mais de 2.500 variedades de bactérias, para o controle de pragas que atacam o algodoeiro, especialmente as lagartas Helicoverpa armigera e Spodoptera frugiperda. Juntas, essas lagartas causam perdas superiores a 80% às culturas de algodão, pois além de comprometer partes reprodutivas das plantas, encontram grande número de hospedeiros nas lavouras nacionais.

A coleção microbiana da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia já vem sendo usada com êxito para produção de biolarvicidas voltados ao controle de pragas, além de disponibilizar genes para o desenvolvimento de plantas resistentes a insetos. A parceria já resultou na instalação de uma unidade experimental de desenvolvimento de bioinseticidas na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, construída com recursos financeiros do IMAmt, que será inaugurada nesta segunda-feira.

A solenidade comemorativa dos 40 anos da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia vai contar com a presença do presidente da Embrapa, Maurício Lopes; do representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD no Brasil, Jorge Chediek; da diretora-geral da Bioversity International, Margaret Ann Tutwiler; do chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, José Manuel Cabral S. Dias, e do diretor executivo do IMAmt, Alvaro Salles, além de autoridades diplomáticas e dirigentes de instituições de pesquisa e ensino do Brasil e do exterior

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.