CI

Embrapa participa do Seminário de sustentabilidade do STJ

Os paineis do seminário estão alinhados com temáticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)


Foto: Marcel Oliveira

Nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2021, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) promove o VIII Seminário Estratégico Sustentável do Poder Judiciário (SPES) – Agenda 2030 uma realidade no STJ. A abertura, dia 28 das 11h30 às 12h30, será conduzida pelo presidente do STJ e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, tendo como palestrante o economista Muhammad Yunus, ganhador do prêmio Nobel da Paz de 2006. O evento é aberto e as inscrições podem ser realizadas neste link.

Os paineis do seminário estão alinhados com temáticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O debate sobre desperdício de alimentos, tema escolhido pelos colaboradores do STJ, reunirá o analista Gustavo Porpino, da Embrapa Alimentos e Territórios (Maceió – AL), e o empreendedor social Carlos Victor Mendes, do aplicativo Food Flow, startup participante do programa Café com Agritechs, da Embrapa.

Participarão também da abertura o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luis Fux; o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso; o presidente do Superior Tribunal Militar, general Luis Carlos Gomes Mattos; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Luiz José Dezena da Silva; o procurador–geral da República, Antônio Augusto Aras e a presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes.

Para o pesquisador João Flavio Veloso, chefe geral da Embrapa Alimentos e Territórios, a participação da Embrapa em discussões sobre políticas públicas de alimentação é relevante para apoiar a construção de uma agenda pós-pandemia que una segurança alimentar e nutricional, sustentabilidade e enfoque territorial. “O Brasil ainda é muito desigual, e a pandemia nos mostrou o quanto são necessárias políticas públicas sólidas para garantir alimentação digna a todos, e em todo o País. A Embrapa, enquanto empresa pública, tem como missão contribuir também nesta frente”, enfatiza.

Na programação destacam-se os temas: Panorama da Agenda 2030 no Poder Público; Plano de Logística Sustentável e Governança de Contratações Públicas (ODS 12); Inclusão de cotas em contratos de terceirização para mulheres que sofrem violência doméstica e familiar (ODS 5); Impactos socioambientais da perda e desperdício de alimentos (ODS 2); Política de Sustentabilidade e Balanço Socioambiental do Poder Judiciário(ODS 16); e a Nova Lei de Licitações e o Desenvolvimento Nacional Sustentável (ODS 12 e 16).
O evento será transmitido pelo canal do STJ no YouTube e terá como tema central a gestão pública socioambiental, para o desenvolvimento sustentável e para o princípio constitucional da eficiência administrativa. Os painéis ocorrerão das 14h às 17h. O encerramento, dia 30, será conduzido pelo ministro do STJ Benedito Gonçalves, às 16h30.

Histórico do seminário

O SPES, que se tornou referência de sustentabilidade no poder público, é promovido anualmente pelo STJ, desde 2014. As edições anteriores foram palco de importantes debates – como os que originaram a Resolução CNJ 201/2015 – relacionados à responsabilidade das instituições públicas frente a mudanças climáticas, direitos humanos, qualidade de vida no trabalho, compras públicas sustentáveis, gestão de resíduos, uso racional dos recursos naturais e terceirização de serviços.

Em 2019, o 6º SPES ampliou o alinhamento do evento com a Agenda 2030, por meio da celebração de memorando de entendimento entre o STJ e o Pnuma/ONU, visando a internalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no STJ.

O evento é destinado a autoridades e servidores de tribunais superiores, da Justiça Federal, estadual, do Trabalho, Eleitoral e Militar; do Ministério Público, dos Tribunais de Contas da União e dos estados, dos Poderes Executivo e Legislativo federais, além do público em geral. Devido à pandemia, em 2020, o seminário também foi realizado de forma virtual e atingiu uma audiência de mais de 2.700 pessoas em seus quatro dias de realização.

VIII Seminário Estratégico Sustentável do Poder Judiciário (SPES)
Data: 28 a 30 de junho de 2021.
Transmissão: Canal do STJ no Youtube
Inscrições: https://educa.enfam.jus.br/inscricao-VIII-SPES

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.