CI

Embrapa vai participar da maior feira florestal dinâmica da América Latina

Os eventos técnicos da Semana Florestal Brasileira acontecem em Ribeirão Preto/SP


Os eventos técnicos da Semana Florestal Brasileira acontecem em Ribeirão Preto/SP

Em abril de 2018 acontece a Semana Florestal Brasileira, composta pelo Encontro Brasileiro de Silvicultura, o Seminário de Atualização sobre Sistemas de Colheita de Madeira e Transporte Florestal e a Expoforest, já considerada a maior feira florestal dinâmica da América Latina e que pretende, em 2018, ser a maior do mundo. O evento é organizado pela Malinovski Florestal e a Embrapa Florestas (Colombo/PR) será a responsável técnica pelo Encontro Brasileiro de Silvicultura, além de ter uma área demonstrativa de ILPF na feira dinâmica. "Participamos em outras edições também organizando o Encontro e com um estande na feira, mas para 2018 pretendemos participar de forma mais ativa da dinâmica florestal e escolhemos uma área para implantar um sistema silvipastoril", explica Edson Tadeu Iede, Chefe Geral da Embrapa Florestas.

Já reconhecida pelo mercado florestal como a mais importante feira do Brasil, no dia 30/11 a Expoforest foi apresentada a mais de 120 empresários como a maior e mais importante feira florestal de 2018, assim como a mais extrema. "Em 2018, a Expoforest será a principal feira florestal do calendário mundial. Além disto, nossos expositores e visitantes poderão vivenciar toda a ‘pegada extrema' da feira, com a maior trilha entre as feiras dinâmicas mundiais, a maior quantidade em volume de derrubada de madeira, em um ambiente totalmente real de operação florestal. Por isto, desenvolvemos a campanha ‘Extreme Forestry Fair'", explica Jorge R. Malinovski, diretor geral da Malinovski, empresa organizadora da feira. 

Apostando e defendendo este conceito, empresas como Caterpillar, John Deere, Komatsu Forest, Ponsse, Volvo, Scania, Tracbel, New Holland, Agroceres, Syngenta, FMC, Liebheer, Sthil, entre dezenas de outras, assinaram pré-contratos de participação na feira. A expectativa da organização para a edição 2018 é de crescimento de 20% em relação ao número de expositores.

Os eventos técnicos da Semana Florestal Brasileira acontecem em Ribeirão Preto/SP, dias 9 e 10/04 e, a feira, de 11 a 13/04/2018, no município de Santa Rita do Passa Quatro, cidade localizada na região de Ribeirão Preto, em uma área de 200 hectares de eucalipto clonal. A International Paper abrirá novamente as suas portas para a realização da Expoforest. "Estamos passando diversos desafios como de produtividade, logística, tecnologia operacional, portanto, ter uma feira como essa proporciona um ambiente de networkinge desenvolvimento espetacular. Ela é um legado que deixaremos para o futuro do setor", afirmou Denis Carmanhani, da International Paper.

O Chefe Geral da Embrapa Florestas, Edson Tadeu Iede, compareceu ao lançamento e destacou a importância do setor florestal. "O setor, mesmo com a crise, cresceu 3% gerando cerca de 70 bilhões de dólares, este resultado nos dá muito orgulho e nos ajuda a passar pelo momento de transformação que temos vivido, isto é altamente positivo para todo o setor florestal brasileiro", destacou.

Em sua última edição, em 2014, o Encontro Brasileiro de Silvicultura aconteceu em Campinas/SP e reuniu cerca de 700 profissionais em dois dias de palestras e mesas redondas. Já a Expoforest foi realizada em Mogi Guaçu (SP), com a participação de 208 empresas que apresentaram máquinas, equipamentos e tecnologias utilizadas para produção de madeira proveniente de florestas plantadas. No total, 25.107 visitantes do segmento florestal de 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal e de 27 países estiveram presentes no evento. Durante a sua realização, mais de R$ 152 milhões foram fechados em negociações comerciais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.