CI

Especial China: Aposta de futuro é no sorgo

Crise no milho desencadeia busca por alternativas



Com a crise nos preços do milho, a China busca alternativas e aposta suas fichas de futuro na cultura do sorgo. A crescente demanda é acompanhada de perto por um aumento da produção local, o que pode levar o governo a banir as importações do produto ou massificar inspeções e exames nas cargas que chegam do mundo ocidental.


Essa é a terceira matéria que o Portal Agrolink publica de uma série especial sobre a China (exclusiva no Brasil). O jornalista Luís Henrique Vieira, autor do Blog AgroSouth News e correspondente do Portal Agriculture, esteve no gigante asiático recentemente e faz revelações importantes para a agricultura nos próximos meses.

“A demanda por farelo vai crescer mais lentamente no curto prazo e estabilizar no médio prazo, impactando no sorgo. Essa cultura é a alternativa atual às cotas de milho, mas isso pode mudar. Minha previsão também é de estabilidade para soja”, prevê a analista Cherry Zhang, diretora do setor de milho e energia na Shanghai J.C. Intelligence.

Mais uma tendência interessante é com relação ao trigo. Austrália, Canadá e Estados Unidos são os três maiores fornecedores da China, mas o governo chinês deve tentar mudar para outros mercados. “A China está mudando a cadeia global de fornecimentos. Eles buscam trigo da Ásia Central para ter alternativas de negociação”, afirma analista de Taipei (Taiwan) Loren Puette.


Leia também:

Especial China: Reservas de milho serão vendidas em breve

Especial China: Bloqueios de transgênicos são manobras econômicas
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.