CI

Especialistas da Zoetis assinam artigo do livro “Produção de Suínos: Teoria e Prática”

Edição é dirigida a produtores, estudantes, pesquisadores e técnicos do setor


Um dos pilares da atuação da Zoetis é investir em ações de educação continuada, com o objetivo de levar conhecimento para o campo. Seguindo essa premissa, a médica veterinária e gerente de produtos, Marcela Tocchet foi responsável por produzir os artigos “Castração de Leitões” e “Imunocastração em suínos: fundamentos e aplicação prática”, que integram o livro “Produção de Suínos: Teoria e Prática”. A castração de suínos como prática de manejo necessária para o controle do odor sexual ou de macho inteiro, os impactos da castração tradicional e os benefícios da imunocastração por meio de tecnologias inovadoras, como é o caso da vacina Vivax, foram os temas abordados nos artigos, que contaram também com a contribuição do médico veterinário Fábio Teixeira.
 
Sem fins lucrativos, o livro tem acesso gratuito e é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), com o apoio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a parceria com o Sebrae Nacional. O projeto foi desenvolvido durante dois anos, com a coordenação da ABCS e edição da Integrall Soluções em Produção Animal, que realizou a supervisão técnica. O resultado é mais de 900 páginas com 109 artigos de 105 autores de referência em 21 capítulos. Para fazer o download gratuito basta acessar o link da Associação (http://www.abcs.org.br/images/pdf/livro_producao_bloq.pdf).
 
“O projeto é de extrema importância para o setor, pois permite a divulgação das tendências de mercado e a base teórica e prática dos principais temas que envolvem a suinocultura. Além do mais, a versão digital gratuita permite a ampliação do acesso ao conhecimento e, consequentemente, o fortalecimento do setor”, afirma Evandro Poleze, diretor da Unidade de Negócios Suínos da Zoetis. Entre os temas abordados no livro, o leitor terá acesso às informações sobre manejo, gestão, biosseguridade, estratégias de manejo e melhoramento genético. “Incentivamos nossos profissionais a contribuir com esses projetos, pois um dos principais objetivos da Zoetis é sempre levar conhecimento para o campo. Muitos produtores que estão em fazendas distantes, por exemplo, não tem como viajar para centros de atualização. Por meio desse livro, é possível disseminar o conhecimento dos principais especialistas do setor para a zona rural”, afirma Poleze.
 
Sobre Vivax - vacina para imunocastração que atua no sistema imunológico do suíno controlando as substâncias envolvidas no odor de macho inteiro, Vivax dispensa a castração cirúrgica em suínos, o que traz uma série de benefícios ao rebanho, reduz o impacto ambiental e melhora substancialmente a produtividade. Outro benefício do uso da vacina é o consumo reduzido de alimentos por permitir que os animais expressem seu potencial natural de crescimento. Com o uso do produto, também há substancial diminuição da produção de dejetos, reduzindo em 60 litros a menos para cada 500 suínos, o que equivale a uma lagoa a menos de dejetos. Vivax é o primeiro produto veterinário voltado para saúde animal a obter a certificação mundial Environmental Product Declaration - EPD (ISO 14025 – Tipo III), expedida pelo Bureau Veritas Certification da Bélgica – líder em serviços de certificação com mais de 80 mil empresas acreditadas em 140 países.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.