CI

Estância Guatambu integra projeto de certificação de carne

Carne bovina oriunda dos rebanhos da estância terá selo de origem do Pampa Gaúcho


A partir de julho deste ano a carne bovina da Estância Guatambu, de Dom Pedrito, RS, possuirá um selo de origem do Pampa Gaúcho. O projeto é uma iniciativa da ONG Alianza del Pastizal, que visa proteger os campos nativos – ou pastizales, em espanhol. O processo de certificação encerrou no final de fevereiro, onde 24 fazendas da região da Campanha fazem parte do programa. O foco são as raças Angus e Hereford, por terem maior representatividade no Estado e carnes com padrão de qualidade, como sabor e maciez.

A carne certificada recebe selo atestando que o produto vem de propriedades onde há pelo menos 50% de conservação de campos nativos – principal requisito para integrar a lista de selecionados. As 24 propriedades participantes fornecerão 15 toneladas de carne por mês.

A pecuária em campo nativo tem baixo impacto nas mudanças climáticas, não há erosão no solo, conservando a biodiversidade, além de melhoria na própria carne – mais macia e rica em Ômega 3.

Composto por principalmente vegetação campestre (gramíneas, herbáceas e algumas árvores), o Bioma Pampa ocupa 63% do território gaúcho. São 176,5 mil km quadrados dos quais uma pequena parcela permanece conservada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.