CI

EUA detectam três tipos diferentes de virus da IA, inclusive o H5N1

Vírus da Influenza Aviária já foi detectada em quatro estados


A presença do vírus da Influenza Aviária em território norte-americano já foi detectada em quatro estados. Ou além de Washington, Oregon e Califórnia, estados que compõem a costa oeste dos EUA, também em Idaho, estado que tem como fronteiras, ao norte, a província canadense da Colúmbia Britânica (onde ocorreu o primeiro isolamento do gênero na América do Norte) e, a oeste, os estados de Washington e Oregon.

Nos casos isolados em Idaho foi identificada a presença de dois vírus diferentes da Influenza Aviária: H5N2 e H5N8. Mas a grande surpresa se refere a vírus isolado de uma ave silvestre no estado de Washington, identificado como H5N1.

Afirmando que, “embora identificado como H5N1, o subtipo isolado no estado de Washington é diferente daquele que circula no sudeste asiático”, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) também declara que esta é a primeira vez que esse tipo de vírus é detectado em território norte-americano.

Porém, no site da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), onde estão disponíveis mais detalhes sobre esse isolamento, encontra-se a informação de que se trata de reocorrência de doença de notificação obrigatória cujo primeiro registro no país data de 2004.

Por falar em OIE, o site da entidade registrava, ontem, cinco “alertas de doenças animais”, todos envolvendo a Influenza Aviária – nos EUA, em Israel, nos Territórios Palestinos Autônomos, na Nigéria e em Taiwan. Tal concentração de uma mesma doença nas notificações da OIE é fato inédito na história da Organização.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.