CI

EUA deve aumentar regulação do mercado transgênico

O alerta acendeu após vendas de milho para a China despencarem em 2014



O setor agrícola dos Estados Unidos elabora um conjunto de regras visando aumentar a regulação sobre os transgênicos. Os cuidados estarão principalmente sobre o lançamento de novas sementes geneticamente modificadas, visando evitar problemas para os produtores exportarem no mercado internacional.


O alerta vermelho acendeu após as vendas de milho para a China despencarem em 2014, caindo 87% no ano até outubro, com cargas sendo rejeitadas pelos asiáticos. Desde o fim de 2013 os reguladores chineses começaram a devolver toneladas de cereal norte-americano que continham transgênicos ainda não aprovados no país. 

Como resultado das dezenas de milhões de dólares em prejuízos, exportadores resolveram processar a desenvolvedora da semente rejeitada, a suíça Syngenta AG. Alguns foram ainda além, abrindo ações culpando a Syngenta pela queda nos preços do milho, informa o The Wall Street Journal.


O grupo que elabora a regulamentação do mercado transgênico é composto por representantes das empresas sementeiras, tradings de grãos e produtores. A expectativa é de se chegar a um consenso já neste ano de 2015, implementando um conjunto de práticas que envolve a forma como as empresas de sementes podem divulgar planos de vendas, determinando quais mercados de exportação devem ser evitados e como gerenciar o transporte de grãos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.