CI

EUA liberam 1º animal transgênico para consumo humano: Salmão AquAdvantage

FDA diz que “é tão seguro e nutritivo como o salmão atlântico"


A Food and Drug Administrtion (FDA), agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, liberou nesta quinta-feira (19.11) o primeiro animal transgênico para produção, venda e consumo humano. Trata-se do Salmão AquAdvantage, que vem sendo desenvolvido desde o final da década de 1980 pela empresa de biotecnologia norte-americana AquaBounty.

O salmão foi geneticamente modificado (GM) para crescer duas vezes mais rápido do que um peixe convencional, chegando ao tamanho comercial em aproximadamente 18 meses. O gene inserido no transgênico veio do salmão real, uma espécie gigante do Oceano Pacífico que tem a capacidade de se desenvolver durante todo o ano, e não somente em duas Estações, como o salmão atlântico convencional.

O peixe já havia sido declarado pela FDA como “seguro para consumo humano e para o meio ambiente” em 2013. Agora a agência reguladora anuncia que sequer vai exigir que o AquAdvantage seja identificado como transgênico, alegando que “é tão seguro e nutritivo como o salmão atlântico não modificado geneticamente” e “não é materialmente diferente”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.