CI

Exportações do Paraná para a China saltaram de 3% para 28%

Chineses importaram US$ 2,35 bilhões em produtos do estado


As exportações paranaenses nunca foram tão dependentes da China. De 2000 para cá, as exportações do Paraná saltaram de 3% para 28%. Entre janeiro e junho deste ano, os chineses importaram US$ 2,35 bilhões em produtos do estado. No mesmo período do ano passado, a proporção era de 23%.

O principal produto adquirido pelo país asiático é a soja e o Paraná também está cada vez mais dependente do grão. Cerca de 30% das receitas de exportação do primeiro semestre vieram da oleaginosa, o maior índice desde 1997, segundo o banco de dados do Ministério do Desenvolvimento.

O Paraná não está sozinho nessa. Entre soja, minério de ferro, petróleo e alguns outros produtos, 22% das exportações brasileiras nos seis primeiros meses do ano foram para a China, maior índice já registrado em um primeiro semestre.

O crescimento no número de exportações tanto do Paraná quanto do Brasil aconteceu porque souberam aproveitar o forte e prolongado processo de crescimento econômico chinês, que impulsionou a demanda por matérias-primas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.