CI

Famílias beneficiárias de Programa Socioassistencial implementam área experimental em Cândido Godói

25 famílias rurais, assistidas pelo Programa ?Assessoramento na Promoção da Inclusão Social e Produtiva? engajaram-se na implementação de produção de alimentos.


Em Cândido Godói, 25 famílias rurais, assistidas pelo Programa ?Assessoramento na Promoção da Inclusão Social e Produtiva?, executado pela Emater/RS-Ascar, engajaram-se na implementação de uma área experimental de produção de alimentos, na Linha Acre. A atividade faz parte do programa, que tem por finalidade elevar a qualidade de vida destas famílias através da produção de alimentos para a subsistência e busca o fortalecimento da segurança e soberania alimentar, por meio do incentivo à produção de alimentos com qualidade e diversidade.

A extensionista da Emater/RS-Ascar Elizane Kin conta que, através do planejamento das atividades, as famílias beneficiárias demonstraram o interesse de implantar uma área experimental para avaliar a adaptação e produtividade de cultivares para a subsistência familiar e, diante disso, durante o mês de agosto várias atividades foram realizadas para a implantação da área demonstrativa. 

No início do mês ocorreu o preparo mecânico da área e a divisão das parcelas para implantação das culturas. No último dia 12/08, o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, na área de Manejo de Recursos Naturais, engenheiro agrônomo Fernando Dornelles Fagundes, demonstrou metodologias de manejo do solo e da água, com avaliação da estrutura física e química, importância e formas de manejo para correção e fertilização para o bom desenvolvimento das plantas. 

No decorrer da última semana, parte das famílias beneficiárias, com o assessoramento da equipe municipal da Emater/RS-Ascar, realizou a implantação de espécies crioulas na unidade demonstrativa, como feijão preto, feijão de cor, feijão azuki, melancia, melancia de porco, abóbora, milho caiano, duas cultivares de mandioca, duas cultivares de batatinha e melão de neve, entre outros, sendo adotadas tecnologias diferenciadas no plantio e manejo para futura avaliação de controle fitossanitário e produtividade. 

O extensionista da Emater/RS-Ascar Valdir Rudi Neuhaus também explica que a área implantada terá o manejo agroecológico, objetivando o uso de caldas alternativas no controle de pragas e doenças, sem aplicação de agrotóxicos no manejo da cultura, para demonstrar a possibilidade de controles alternativos para as famílias beneficiárias. Durante o mês de setembro serão implantadas mais oito parcelas, com período vegetativo adequado à época de cultivo.

As ações socioassistenciais realizadas visam o fortalecimento, autonomia e o protagonismo dos usuários e grupos sociais, bem como o fortalecimento e a inserção no mundo do trabalho, por meio da identificação de potencialidades, ações de inclusão social e produtiva em âmbito local e articulação com demais políticas públicas.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.