CI

Fapesp e IBM oferecem US$ 250 mil para Agricultura Digital

Ênfase em sistemas de processamento e análise de informações


A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de SP) e a IBM Brasil anunciaram US$ 250 mil disponíveis para projetos de pesquisa de soluções e novas tecnologias voltados para a área da Agricultura Digital. A “Chamada de Propostas” terá ênfase em sistemas de processamento e análise de informações para controle e apoio às diferentes etapas das cadeias produtivas agrícolas. 

Entre os tópicos, as instituições buscam sistemas de detecção, coleta e análise de dados voltados à agricultura de precisão, sistemas de monitorização, previsão e novas aplicações meteorológicas e climáticas. Também serão apoiadas pesquisas relacionadas à automação de equipamentos, robótica agrícola, incluindo drones, veículos autônomos agrícolas, processamento de imagens e de dados por satélite e em campo, sistemas eletrônicos de monitoramento de gado, incluindo hardware, detecção, processamento e análise de dados do solo e da água, além de sistemas de realidade aumentada e virtual aplicados à agricultura.

De acordo com a Fapesp, serão aceitos ainda sistemas de procedência e melhoramento de cadeias logísticas de alimentos e processamento de dados genômicos voltados ao uso no campo. Pesquisas que levem ao desenvolvimento de assistentes cognitivos para agricultores, engenheiros agrônomos e outros trabalhadores nas cadeias produtivas agrícolas também poderão ser contempladas, bem como design de interface no contexto de sistemas de agricultura digital, com plataformas de serviços de software e suporte de middleware.

“Nesta chamada buscamos propostas de pesquisa originais e ambiciosas, com alto potencial de impacto na agricultura. Unindo esforços de pesquisadores paulistas e pesquisadores da empresa, uma das mais ativas em P&D no mundo, espera-se contribuir para o aumento da produtividade da agricultura no Brasil”, diz Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

“O agronegócio está em ampla e rápida transformação e o investimento em inovação tecnológica irá garantir maior produtividade com sustentabilidade. Na outra ponta, é preciso investir em capital intelectual, porque temos potencial para exportar não somente grãos, alimentos e afins, mas também conhecimento e tecnologia de ponta. As pesquisas voltadas para este setor aumentarão ainda mais a relevância do agronegócio para o Brasil e o mundo. Incentivar esta chamada é fornecer insumos para um crescimento sustentável do Brasil e da nossa sociedade”, afirma Ulisses Mello, diretor do Laboratório de Pesquisas da IBM Brasil.

Poderão participar da Chamada pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo. Um comitê conjunto formado por representantes da FAPESP e da IBM conduzirá a avaliação e seleção de projetos apresentados. As propostas podem ser apresentadas até 15/09, com previsão de divulgação dos projetos selecionados em 15/12. Mais informações sobre a chamada podem ser obtidas em www.fapesp.br/11040

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.