CI

Fazenda São Jorge em Santa Catarina abriga Casarão tombado pelo IPHAN e completa 90 anos

O local é aberto para visitação pública


O Casarão da Fazenda São Jorge é uma construção do estilo clássico típico do século 19, finalizado em 1928 e é tombado por todos os órgãos do patrimônio histórico nacional, estadual e municipal. Está aberto à visitação pública e fica Irineópolis (419 km de Florianópolis)

O histórico casarão da fazenda São Jorge, no município de Irineópolis, construído há 90 anos, teve o início das obras em 1926 e conclusão em agosto de 1928. 

Construído todo em madeira nobre, pinho, pelo industrial Cel. Joaquim Domit, libanês, que veio para a região em 1918, com o objetivo de pacificar politicamente a população, ainda sob os efeitos produzidos pela recém findada Campanha do Contestado.

A madeira utilizada na construção do casarão foi produzida e beneficiada na própria fazenda, que na época dispunha de serraria e beneficiamento de madeira.

A área total construída é de aproximadamente 475 m2, em dois pavimentos, que possui 18 cômodos, sendo que no pavimento térreo estão localizados: escritório, sala de visitas (capela), sala de jogos com bilhar, quatro quartos, sala de jantar, copa e cozinha, despensa, quarto de banho, sanitários, roupeiro e duas varandas, frente e fundos.

A construção caracteriza-se pela altura do pé direito, sendo de 4,5m, no pavimento térreo, com tábuas inteiras, formando parede dupla. O piso é composto por longas tábuas de madeira encaixadas (macho/fêmea).

A pintura interna das paredes, com faixas decoradas, com motivos florais e geométricos são característicos de sua época de construção.

Destacam-se detalhes de acabamento em arco nas varandas e na sala de jantar.

Chama a atenção a disposição das  janelas, num total de 34 no casarão, sendo que as localizadas no pavimento térreo, com 2,30 m de altura e 1,25 m de largura, com destaque maior às 10  janelas dispostas em cada lateral, com duas folhas e trabalho em vidro e madeira, estilo art décor, no lado externo, e duas folhas de madeira maciça internamente, com a função, além de impedir a passagem de luz, servir como reforço do isolamento térmico.

A disposição das peças, apesar do tamanho irregular, obedece rigorosa ordem. Adentrando a porta da frente, vislumbra-se um extenso corredor que segue até a porta dos fundos, estando dispostas 12 portas em suas paredes laterais.

Todas as portas internas são em duas folhas, com 3,25 m de altura e 1,40 m de largura, complementadas por uma passagem de luz, detalhe que lhes dá leveza, tendo este vitral a largura da porta.

O telhado é composto por duas águas, com detalhe central, superior, coberto por telhas de barro, tipo francesa.

Aberto a visitações pública

Informações:

http://www.fcc.sc.gov.br/patrimoniocultural/pagina/4360/irineopolis

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.