CI

FENASOJA: Oficina na Exporural apresenta silo secador como bom investimento para propriedade rural

Emater/RS-Ascar apresentou a tecnologia


Uma das estações que vem atraindo a atenção dos agricultores que visitam a Exporural, durante a 21ª Fenasoja, em Santa Rosa, é o modelo de um silo para secagem e armazenagem de grãos. A Emater/RS-Ascar apresentou essa tecnologia, explicando sua estrutura e as vantagens desse investimento para a propriedade rural.

De acordo com os engenheiros agrônomos da Emater/RS-Ascar de Vitória das Missões e Tucunduva, Michel Rocha da Silva e Jonas da Silveira, responsáveis pela estação, a instalação de um silo secador nesse formato é um excelente investimento para os agricultores. 

A possibilidade de armazenagem da produção em casa é uma das grandes vantagens que o agricultor tem ao investir na construção de um silo em sua propriedade. "Com a possibilidade de secar e armazenar o grão na propriedade o agricultor economiza com o transporte e o custo operacional também reduz. Mas o principal benefício é que um silo como este mantém a qualidade do grão e permite ao produtor um preço melhor de venda", comentou Jonas. 

Segundo o agrônomo, hoje o tempo de colheita do grão é muito menor, mais rápida e se o grão ficar muito tempo parado haverá perdas na sua qualidade. Com o silo na propriedade esse risco é menor e a qualidade da produção fica garantida, uma vez que o agricultor termina o processo de colheita e inicia a secagem do grão.

A secagem no silo apresentado pela Emater/RS-Ascar funciona com ar natural. "O segredo dessa instalação é adequar a potência do ventilador com a capacidade do silo", explicou o agrônomo. A instalação do silo secador viabiliza a produção das propriedades rurais. Em pouco tempo o produtor consegue ter o retorno do investimento, com uma produção de maior qualidade. 

O uso deste sistema para secagem e armazenagem de grãos é uma realidade da região de Santa Rosa. Mais de 170 estruturas já foram instaladas com o apoio da Emater/RS-Ascar, em 22 municípios, com capacidade total de armazenagem de 83,2 mil sacas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.