CI

Força-tarefa interdita frigorífico que abatia 380 mil frangos por dia no RS

Unidade de Montenegro conta com mais de 1,5 mil funcionários


Uma força-tarefa inspecionou e interditou um frigorífico da JBS Aves Ltda. (antiga Doux Frangosul) nesta quarta-feira (19.02) em Montenegro, na região do Vale do Caí, Interior do Rio Grande do Sul. A unidade emprega mais de 1,5 mil funcionários e abate 380 mil frangos por dia.

A diligência foi organizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Sindicatos acompanharam a vistoria, que determinou a paralisação imediata de máquinas e atividades no local. 

Entre os maquinários suspensos estão os de embutimento de salsicha, triturador de bloco, misturador de massa e de embalar empanados, por exemplo. Os riscos envolviam amputação e esmagamento de braço, choques elétricos (inclusive com possibilidade de morte) e riscos ergonômicos, capazes de provocar doença orteomuscular. 

Durante a paralisação dos serviços, em decorrência da interdição, os empregados devem seguir receber os salários normalmente. Conforme o MPT, embora tenha apresentado melhorias em comparação a setembro de 2012, quando ocorreu a inspeção anterior, a planta revelou fragilidades no sistema de gestão de saúde e segurança. 

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) também não funciona de forma adequada e foram considerados vagos os planos de prevenção a acidentes de trabalho. 

A JBS é considerada a maior empresa em processamento de proteína animal do mundo e atua nas áreas de alimentos, couro, biodiesel, colágeno e latas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.