CI

Frango, ovo, milho e inflação em setembro de 2015

Milho voltou a apresentar valores relativos mais próximos aos do frango vivo


Registrando, nos últimos três meses, um período mais incisivo de altas, o milho voltou a apresentar valores relativos mais próximos aos do frango vivo. Partindo de agosto de 1994 (época em que foi implantado o atual padrão monetário brasileiro – o real) fechou setembro passado com um preço médio 327,42% superior, valor 51 pontos percentuais à variação experimentada pelo frango vivo que, consideradas as mesmas bases, completou os nove primeiros meses de 2015 com um incremento de 378,67%.

O ovo – que no trimestre junho-agosto vinha registrando relativa estabilidade de preços – voltou a enfrentar recuo em setembro e, com isso, alcançou no mês valor apenas 185% superior ao registrado na ocasião de implantação do real.

Claro, isso indica grandes perdas em relação à inflação desses pouco mais de 20 anos e que, pelo IGP-DI da Fundação Getúlio Vargas, apresenta até aqui variação de, praticamente, 490%. Ou seja: se tivesse acompanhado os índices inflacionários que se acumulam desde 1994, o ovo estaria sendo comercializado por, pelo menos, o dobro dos preços atuais.

De toda forma, ele não está sozinho. Pois embora em menor escala, frango vivo e milho também permanecem com preços bem inferiores aos da inflação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.