CI

Genus anuncia aumento dos investimentos em pesquisa genômica

Genus já investiu US$ 5 milhões no instituto Caribou


O grupo britânico, proprietário da ABS, está apostando em estudos para desvendar os genes que podem alavancar a pecuária e a suinocultura mundial

O grupo britânico especializado em genética animal Genus, proprietário da ABS, anunciou aumento dos investimentos em pesquisas e desenvolvimento da genômica bovina. A estratégia, adotada pelo executivo Karim Bitar, visa trazer ganhos a longo prazo para a empresa e para o mercado. 

Líder na venda de genética de suínos e touros em todo o mundo, a Genus assinou um acordo global exclusivo com a Biociências Caribou para usar CRISPR/ Cas9, uma tecnologia da empresa americana para desenvolver e aprimorar raças de suínos e bovinos. "O aumento do investimento será substancial", disse Bitar, em uma entrevista na última quarta-feira (24/05), depois de anunciar o acordo de colaboração. "Estamos gastando cerca de 7% das vendas em pesquisas e desenvolvimento... Isso é definitivamente é um ganho”, completou. 

Genus já investiu US$ 5 milhões no instituto Caribou. Agora, fará um repasse inicial de valor não especificado para acessar sua tecnologia, bem como financiará um programa de pesquisa de quatro anos. 

O último acordo do gênero feito pela Genus foi com a Universidade de Missouri. Usando o mapeamento genômico, a pesquisa levou à criação dos primeiros porcos do mundo resistentes a uma doença viral comum, o que aconteceu em dezembro do ano passado. 

Bitar contou que o investimento em genômica pelo grupo Genus será executado em "milhões de libras", sendo o atual orçamento anual geral da empresa de pesquisa e desenvolvimento de cerca de 30 milhões de libras (US $ 44 milhões). Ainda de acordo com o executivo, o valor aumentará a uma taxa de dois dígitos a partir de Julho. "No próximo ano fiscal, a despesa em pesquisas e desenvolvimento receberá claramente um aumento de mais de 10%. Vai ser significativo para nós", comentou. 
A longo prazo, Genus espera um retorno proporcional do seu investimento através da produção de novas genéticas de animais que sejam resistentes a doenças, oferecendo melhor rendimento de proteína e mais lucro para os clientes. 

O mapeamento genômico permite cortes de DNA utilizando "tesouras” biológicas que operam como um programa de processamento de texto que pode localizar e substituir trechos selecionados do código genético alvo. A tecnologia abre boas perspectivas para o tratamento de doenças humanas e a melhora das culturas agrícolas e espécies animais. 

O desafio da Genus para os próximos anos será o de equilibrar os investimentos mais elevados em pesquisas e a necessidade de manter retorno financeiro para os investidores. "Eu acredito que nossos lucros vão continuar crescendo, porque a empresa está atuando forte no momento no mercado”, analisou Bitar. "Vai ser um ato de equilíbrio em termos do grau de crescimento dos lucros - que é algo que estamos avaliando”, concluiu.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.