CI

GO: Prazo para declaração de vacina contra brucelose, no primeiro semestre, se encerra neste mês

Prazo vai até o dia 31 de maio


A data final para declarar a vacinação contra a brucelose bovina e bubalina se encerra no dia 31 de maio. A comprovação da vacinação é feita pelo menos uma vez por semestre, durante todo ano. O primeiro semestre é até maio e o segundo até novembro. Os produtores rurais devem ficar atentos ao prazo e procurar a Unidade Operacional Local (UOL) da Agrodefesa no município em que a propriedade está cadastrada e comprovar a vacinação apresentando o atestado. Quem não declarar será autuado no valor de R$ 7,00 por cabeça.

Segundo a médica veterinária e coordenadora substituta do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, Carla Giovanna Coelho, a comprovação da vacina é feita por meio de atestado, emitido pelo médico veterinário cadastrado responsável pela vacinação, conforme a legislação vigente. “O atestado deverá ser encaminhado pelo proprietário à Unidade Veterinária Local do serviço oficial de defesa sanitária animal, onde a propriedade está cadastrada. É obrigatória a comprovação da vacinação de bezerras, no mínimo, uma vez por semestre”, explica a veterinária.

De acordo com Carla, são vacinadas contra a brucelose apenas as fêmeas bovinas e bubalinas, com idades entre três e oito meses, somente uma vez na vida. “É proibida a vacinação de machos de qualquer idade e de fêmeas com idade superior a oito meses”, conta a coordenadora.

Para a vacinação de fêmeas entre três e oito meses de idade é obrigatório o uso da vacina com amostra B19. “Por ser uma vacina viva e patogênica para o homem, deve ser manuseada com cuidado, evitando-se a contaminação. Portanto, recomenda-se o uso de óculos e luvas de proteção e deverá ser sempre aplicada sob a responsabilidade técnica de um médico veterinário”, salienta Carla.

A vacinação, de acordo com a coordenadora, deverá ser feita por um médico veterinário da iniciativa privada cadastrado na Agrodefesa, ou um vacinador devidamente treinado e supervisionado por este médico veterinário cadastrado.

A veterinária explica que para identificar os animais vacinados, as bezerras deverão ser marcadas a ferro candente com a letra V, acompanhada do algarismo final do ano da vacinação, no lado esquerdo da cara. “As fêmeas destinadas ao registro genealógico, quando devidamente identificadas, ficam excluídas da obrigatoriedade da marcação a fogo, sendo que, nesse caso, deverá ser utilizado modelo específico de atestado de vacinação”, acrescenta Carla.

A vacina pode ser adquirida em estabelecimentos comerciais de produtos de uso veterinário, registrados no serviço oficial de defesa sanitária animal. Segundo a coordenadora, é obrigatória a apresentação de receita emitida por médico veterinário cadastrado.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.