CI

Governo do estado anuncia novidades para a pecuária de corte na Expolages 2014

ExpoLages 2014


O Governo do Estado anunciou na ExpoLages 2014, maior feira do agronegócio catarinense, duas novidades para o setor da pecuária de corte: a proposta de alteração da lei que estabelece o Programa de Apoio à Criação de Gado para Abate Precoce e a criação de uma linha de apoio dentro do Programa de Desenvolvimento da Pecuária de Corte, com crédito especial para aquisição de touros de raças de corte em Santa Catarina.

De acordo com o secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, o projeto de lei que propõe alterações no programa de abate precoce, criado em 1993 e que atende atualmente 1.200 produtores, tem o objetivo de atualizar a política de incentivos do governo neste setor. “As condições de criação de gado de corte registraram significativas mudanças ao longo das duas últimas décadas, especialmente com relação à incorporação de tecnologias no sistema produtivo da pecuária de corte e ao aprimoramento genético”, observa Serpa.

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, explica que serão considerados precoces os novilhos com até 30 meses de idade e peso superior a 240 quilos no caso dos machos e 210 para as fêmeas. Pela legislação atual, o peso mínimo é de 210 quilos para os machos e de 180 para as fêmeas. “Esses animais demonstram características desejadas pelos consumidores, já que a carne é de melhor qualidade, com menos gordura e maior maciez”, ressalta Spies.

O projeto de lei que altera o programa de apoio ao abate precoce será posteriormente encaminhado à Assembleia Legislativa para avaliação dos deputados estaduais. Além da aprovação dos parlamentares, será necessária a edição de um decreto do governador do Estado para fixar o incentivo financeiro oferecido pelo Estado, por meio da aplicação de um redutor sobre a alíquota do ICMS incidente nas operações com bovinos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.