CI

Harmonia sedia capacitação para a Prevenção e Controle Biológico do Borrachudo

Mais de 70 pessoas participaram de capacitação em Estratégias de Prevenção e Controle Biológico do Borrachudo


Mais de 70 pessoas participaram de capacitação em Estratégias de Prevenção e Controle Biológico do Borrachudo, realizada na última terça-feira (25/10), no CTG Recanto Nativo, em Harmonia. O evento foi realizado pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e reuniu técnicos e extensionistas da Emater/RS-Ascar, gestores municipais, multiplicadores e agricultores familiares do Vale do Caí.

A capacitação foi ministrada pelo assistente técnico do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado, Marcos José Schafer, que falou sobre a importância da ação humana para evitar a proliferação do borrachudo, como a preservação de matas ciliares, destino adequado de dejetos animais e resíduos orgânicos, e ainda o uso adequado de Equipamento de Proteção Individual (EPI) no preparo e aplicação do BTI.

Na parte da tarde, o grupo foi a campo, na propriedade rural da família Greaff, que fica localidade de São Benedito, para a capacitação prática, com identificação de larvas do borrachudo, preparo da solução BTI, dimensionamento da calha, medida da vazão e orientação para aplicação adequada da calda biológica. 

Estiveram presentes representantes dos municípios de Harmonia, Maratá, São Vendelino, São Sebastião do Caí, Pareci Novo, Salvador do Sul, São Pedro da Serra, São José do Sul, Brochier e Tupandi.

Esta ação é a continuidade do trabalho planejado a partir da demanda levantada com a realização de Diagnóstico Sociocultural, Ambiental, Econômico e Político-Institucional nos municípios que compõem o Território Rural do Vale do Caí no ano de 2012, que elegeu o controle do borrachudo na região do Vale do Caí como importante eixo para contribuir no desenvolvimento sustentável.

O evento também contou com contou com o apoio do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente do Território Rural do Vale do Caí, do supervisor regional, Fábio André da Encarnação, e da assistente técnica regional, também da Emater/RS-Ascar, Rafaela Sais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.