CI

Helicoverpa armigera já atacou mais de 60 espécies de plantas

É extremamente polífaga, e migra para hospedeiros alternativos




O estudo publicado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) sobre o surgimento da praga no Brasil relata que as larvas da espécie Helicoverpa armigera já foram encontradas “em mais de 60 espécies de plantas cultivadas e silvestres e em cerca de 67 famílias hospedeiras” no mundo. Desde a terça-feira (09.07), o Portal Agrolink traz uma série de matérias com informações desta pesquisa.


Confira ainda: ?Neblina de defensivo potencializa combate à Helicoverpa armigera

Veja: Produtores usam vespa para combater Helicoverpa armigera

Confira: Como o mundo combate a Helicoverpa armigera

Veja a anterior: Helicoverpa armigera pode viajar até mil quilômetros, revela estudo

“É uma espécie extremamente polífaga [...] podendo causar danos a diferentes culturas de importância econômica, como o algodão, leguminosas em geral, sorgo, milho, tomate, plantas ornamentais e frutíferas”, diz a publicação, que foi desenvolvida em parceria com a Fundação Mato Grosso. 

Isso dificulta muito o controle, pois a Helicoverpa armigera pode facilmente migrar para “hospedeiros alternativos nas proximidades agrícolas”. Essas plantas “assumem papel decisivo na dinâmica sazonal dos insetos, pois podem dar suporte à permanência de populações das pragas”.

“As lagartas de H. armigera se alimentam de folhas e caules, contudo, têm preferência por brotos, inflorescências, frutos e vagens, causando danos tanto na fase vegetativa quanto reprodutiva” afirma a pesquisa. “O período larval é constituído por 5 a 6 instares e pode durar de 2 a 3 semanas, dependendo das condições climáticas, e, no último instar, a lagarta

possui de 30,0 mm a 40,0 mm de comprimento e coloração variando do verde ao amarelo claro, marrom avermelhado ou preto”. 

A comunicação científica “Primeiro registro de ocorrência de Helicoverpa armigera (Hübner) (Lepidoptera: Noctuidae) no Brasil” é assinada por cinco especialistas, sendo quatro deles da Escola de Agronomia da UFG (Goiânia/GO): Cecília Czepak, Karina Cordeiro Albernaz, Humberto Oliveira Guimarães e Tiago Carvalhais. Pelo Centro de Pesquisa Dario Minoru Hiromoto, da Fundação Mato Grosso (Rondonópolis/MT), assina Lúcia Madalena Vivan.

Inédito: Helicoverpa armigera custa US$ 5 bilhões por ano em controle e perdas

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.