CI

IGP-M desacelera alta a 0,41% em maio com queda de agropecuários no atacado


O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) teve alta de 0,41 por cento em maio após subir 1,17 por cento em abril, diante da forte desaceleração da alta dos preços no atacado em meio à queda dos custos dos produtos agropecuários.

A leitura ficou em linha com a expectativa em pesquisa da Reuters de alta mensal de 0,42 por cento, segundo a mediana das expectativas em pesquisa da Reuters.

Segundo as informações divulgadas nesta quinta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do índice geral, desacelerou a alta a 0,30 por cento, contra 1,41 por cento em abril.

No IPA, os produtos agropecuários apresentaram queda de preços de 1,51 por cento em maio, após alta de 1,27 por cento no mês anterior.

Já o Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30 por cento no IGP-M, avançou 0,68 por cento em maio, após subir 0,75 por cento em abril.

A FGV informou ainda que o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,45 por cento, ante 0,65 por cento em abril.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.