CI

Mais Alimentos amplia linha de veículos financiados

Os modelos têm descontos que variam de 7% a 12% em relação ao preço de mercado


O agricultor familiar conta, a partir desta semana, com mais opções de veículos de carga de pequeno porte para atender as suas necessidades de produção, escoamento e comercialização. Agora, o programa Mais Alimentos oferece veículos com capacidade de transporte de carga entre 500 e mil quilos em condições especiais de financiamento. Os modelos têm descontos que variam de 7% a 12% em relação ao preço de mercado, em virtude de acordo feito entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e fabricantes.

O coordenador do Mais Alimentos, Hercílio Matos, explica que a inclusão atende aos produtores familiares que buscam veículos menores e, consequentemente, mais econômicos. "Com a inclusão desta categoria, agricultores familiares menores podem adquirir um utilitário que se enquadra no perfil da sua propriedade."

Desde a Safra 2008/2009, quando o Mais Alimentos passou a oferecer crédito para investimentos na modernização da infraestrutura das unidades familiares, os produtores inscritos no Pronaf contam com limite de crédito de até R$ 100 mil, com até dez anos de prazo para pagamentos, até três anos de carência e juros de 2% ao ano.

Em janeiro de 2010 o Mais Alimentos passou a financiar também veículos de transporte de carga para os agricultores familiares com a oferta de 15 modelos de caminhões com capacidade para transportar entre 1,5 tonelada a até oito toneladas. Com a inclusão de veículos de transporte de carga de pequeno porte, esta linha de crédito já atende todos os perfis de produtores familiares .

Ciclo completo

Com o financiamento de veículos de transporte de carga, o Mais Alimentos passa a contemplar todo o ciclo produtivo da agricultura familiar. A primeira etapa, iniciada em julho de 2008, atendeu à modernização da infraestrutura produtiva, que resultou, em um ano, no aumento de 7,8 milhões de toneladas de alimentos. No segundo semestre de 2009, o Programa passou a financiar estruturas de armazenagem.

Além de veículos para o transporte de carga e a comercialização da produção, os agricultores familiares podem, por meio da linha de crédito, financiar tratores, máquinas, implementos agrícolas, projetos para construção de armazéns e silos, cerca elétrica para isolamento do rebanho, melhoramento genético, correção de solo, formação de pomares e melhoria da logística administrativa das propriedades rurais, como a informatização dos estoques, entre outras ações.

O primeiro passo para o agricultor familiar acessar o financiamento é procurar uma empresa de assistência técnica e extensão rural, que vai verificar e avalizar a viabilidade do projeto que será desenvolvido.

Veja aqui as especificações técnicas dos modelos de veículos de carga financiados pelo Mais Alimentos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.