CI

Inaugurada Biofábrica de vespas para controle da Helicoverpa armigera

Produção inicial cobre sete mil hectares/ano



Foi inaugurada no mês de agosto a primeira Biofábrica do Rio Grande do Sul, que irá produzir a vespa Trichogramma spp para o controle biológico de lagartas – principalmente da Helicoverpa armigera. A produção inicial cobre aproximadamente sete mil hectares/ano das culturas de milho, feijão e soja. Os planos, no entanto, são de chegar aos 20 mil hectares de lavouras na safra 2014/15. 


A unidade está localizada no município de Montenegro, e é um empreendimento conjunto da Emater/RS-Ascar e da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo, de Sete Lagoas-MG. A entidade detém a tecnologia de produção e uso doTrichogramma spp, e capacitou mais de 200 técnicos para o monitoramento e controle biológico das lagartas em lavouras de milho assistidas pela Extensão Rural no Estado.
 
A produção é voltada principalmente para os chamados “pequenos agricultores”. “Para os agricultores familiares, esse trabalho desenvolvido aqui será positivo, pois possibilita que se produzam alimentos saudáveis, com uma forma de combate a pragas que não prejudica o produto e nem o meio ambiente. Nosso país precisa difundir essa prática e esse exemplo daqui começa a abrir portas para a redução do uso de agrotóxicos”, afirmou o representante do Movimento dos Pequenos Agricultores, Romário Rosseto.


O secretário de Desenvolvimento Rural, Elton Scapini, justifica que as cadeias produtivas ligadas ao setor primário representam metade do PIB do Rio Grande do Sul, e 27% do PIB vem da agricultura familiar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.