CI

Inscrições abertas para Concurso Nacional de Produtos Lácteos e Expolac

Os eventos fazem parte do 29° Congresso Nacional de Laticínios que será em Juiz de Fora


Os eventos fazem parte do 29° Congresso Nacional de Laticínios que será em Juiz de Fora

Fernando Priamo

Expolac fuinciona como vitrine para lançamento de novos produtos no mercado

Já estão abertas as inscrições para as indústrias de laticínios interessadas em participar do Concurso Nacional de Produtos Lácteos e da Exposição de Produtos Lácteos (Expolac). Os eventos, que são tradicionais no segmento laticinista fazem parte do 29º Congresso Nacional de Laticínios, e acontece entre os dias 16 e 19 de julho, em Juiz de Fora, na Zona da Mata. O congresso é organizado pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), que faz parte da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). O regulamento, a ficha de inscrição e as características dos produtos a serem julgadas estão disponíveis no site www.cnlepamig.com.br.


Nesta edição do concurso estarão em julgamento onze categorias: Queijo Prato lanche, Queijo Gouda, Queijo Provolone, Queijo Parmesão, Queijo Reino, Queijo Minas Padrão, Requeijão Cremoso, Doce de Leite Pastoso, Queijo tipo Gorgonzola, Manteiga de primeira qualidade e Destaque Especial que é qualquer produto lácteo que tenha pelo menos uma característica inovadora ou funcionalidade. A expectativa do coordenador do concurso, Paulo Henrique Costa Paiva, é de que cerca de 60 indústrias de todo país participem este ano.

Os produtos serão avaliados por um grupo de juízes composto por 30 profissionais experientes, vindos de universidades, serviços de inspeção federal, estadual e municipal, além de técnicos e profissionais da área de laticínios. O relatório com os resultados individuais de avaliação de cada produto participante do concurso será disponibilizado para a indústria responsável. “Essa avaliação poderá contribuir para que a produção laticinista ganhe ainda mais qualidade sensorial”, afirma Paulo Henrique.

Inscrições até seis de julho

As inscrições para o 39º Concurso Nacional de Produtos Lácteos e para a 39ª Expolac vão até o dia seis de julho. As onze categorias do Concurso serão avaliadas nos dias 17 e 18 de julho, de 8h às 12h, no laboratório de Análise Sensorial do ILCT. O premio para o primeiro, segundo e terceiro lugar será entregue em solenidade especial no dia 19 de julho, que marcará o encerramento do 29º Congresso Nacional de Laticínios.

Os critérios avaliados serão aspecto global, cor, textura, odor, aroma, sabor e consistência. Para garantir sigilo no julgamento, as amostras de todos os produtos são apresentadas aos juízes com identificação feita apenas por um código de três dígitos aleatórios, de conhecimento somente da comissão organizadora do concurso, explica Paulo Henrique.


Participação na Expolac

Considerada uma importante vitrine para apresentação de produtos derivados do leite, a 39ª Expolac vai ocupar local de destaque no Expominas Juiz de Fora, durante o Congresso Nacional de Laticínios. O estande terá 120 metros quadrados de área e será uma das principais atrações do pavilhão lonado a ser montado no primeiro piso do Expominas.

A expectativa é reunir cerca de 700 produtos – desde queijos, doces, bebidas lácteas e iogurtes, até produtos inovadores que serão lançados ao mercado consumidor – com a participação de 60 indústrias de todo o país. Segundo o coordenador da Expolac, Nelson Tenchini, o objetivo é mostrar a crescente evolução do setor, oferecendo um espaço nobre que permite livre acesso aos visitantes. A expectativa é de que dez mil pessoas percorram o estande em busca de novidades. “O espaço é democrático e promove degustação dos produtos para divulgar a qualidade das empresas que participam do evento. A exposição é uma ótima oportunidade para que representantes comerciais busquem novas marcas e produtos lácteos com os quais têm interesse em trabalhar”, ressalta o coordenador.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.