CI

Jogos Olímpicos Rio 2016: soluções da Dow estão ajudando o Brasil a entregar evento de sucesso e um legado de sustentabilidade

Tecnologias da Dow estão presentes no Parque Olímpico, na Vila dos Atletas e na infraestrutura da cidade-sede


Tecnologias da Dow estão presentes no Parque Olímpico, na Vila dos Atletas e na infraestrutura da cidade-sede
Inovações do programa de carbono liderado pela Dow na América Latina  já entregam benefícios clímaticos para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa em nome do Comitê Organizador Rio 2016
 
A contagem regressiva marca 100 dias para a Cerimônia de Abertura dos primeiros Jogos Olímpicos na América do Sul e a Dow (NYSE:DOW), Companhia Química Oficial do Movimento Olímpico e Parceira Oficial de Carbono dos Jogos Rio 2016, está ajudando o Rio de Janeiro a entregar um evento inesquecível. A Dow está fornecendo tecnologias para diversas instalações olímpicas e melhorias realizadas na infrastrutura da cidade, além de implementar um programa inédito de mitigação de carbono na América Latina que permitirá ao Comitê Organizador Rio 2016 entregar benefícios climáticos bem além dos Jogos.

“Os Jogos Olímpicos Rio 2016 irão demonstrar como a ciência e a tecnologia podem beneficiar o mundo dos esportes”, afirma Louis Vega, Vice-Presidente Global para Olimpíadas & Soluções em Esportes e Chefe de Staff do Escritório do CEO da Dow. “A Companhia se orgulha em apoiar o Movimento Olímpico, trazendo suas tecnologias e expertise em sustentabilidade para os Jogos. A Dow é uma líder na indústria, fornecendo soluções sob medida para as necessidades mais desafiadoras dos eventos esportivos. Estamos orgulhosos em ver o nosso know-how por todo o Rio."
 
Tecnologias dentro e fora do campo
A Dow está envolvida em cerca de 20 projetos ligados aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, abrangendo desde tecnologias para o campo de jogo até a construção de instalações olímpicas, transporte e infraestrutura da cidade-sede.

A competição de hóquei dos Jogos Olímpicos Rio 2016 será realizada em um inovador gramado sintético de alta performance, que utiliza resinas de polietileno linear de baixa densidade DOWLEX™ como matéria-prima dos fios, bem como tecnologias de poliuretanos da Companhia. Além disso, os plásticos da Dow também são utilizados nos tubos de drenagem e irrigação que ficam abaixo da grama natural do estádio do Maracanã, local das Cerimônias de Abertura e Encerramento, além de jogos de futebol.

A Vila dos Atletas, na Barra da Tijuca, também foi beneficiada por tecnologias da Dow. Químicos de revestimento e construção como WALOCEL™ foram utilizados no acabamento dos prédios que irão abrigar competidores de mais de 200 países. Vinte e oito tanques modulares de água, fabricados com resinas de propileno glicol, irão armazenar mais de oito milhões de litros, provendo abastecimento de água potável para atletas, treinadores, funcionários e árbritos que participarão dos Jogos.

As soluções da Dow também irão ajudar a imprensa internacional a contar as grandes histórias dos Jogos Rio 2016 para milhares de fãs ao redor do mundo. Tecnologias para fios e cabos da Dow irão garantir proteção e durabilidade aos cabos de dados e eletricidade instalados em locais como Centro Olímpico de Tênis, Estádio Aquático Olímpico e Centro Principal de Imprensa (MPC) e o Centro Internacional de Transmissões (IBC). O MPC também conta com  tecnologias da Dow nos paineis do Sistema de Isolamento e Acabamento Exterior (EIFS) que compõem a fachada do edifício. Este sistema inovador permitiu a conclusão da fachada em 30 dias, enquanto tecnologias convencionais costumam demandar até seis meses para instalação.

Alguns dos principais pontos de acessos à cidade do Rio de Janeiro também contam com a ciência da Dow. O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, que é um dos principais centros de carga para os Jogos, teve soluções de pavimentação e paineis termoisolantes de poliuretano instalados na reforma feita visando tanto a Copa do Mundo de 2014 quanto os Jogos Olímpicos Rio 2016. Além disso, a mais importante rodovia que conecta São Paulo ao Rio de Janeiro, a Presidente Dutra, utiliza Dow FASTRACK™, tecnologias de revestimentos que garantem marcações viárias seguras e duráveis ao pavimento.

“Ao celebrarmos 60 anos de Dow no Brasil, em 2016, nossas contribuições vão tornar a experiência dos Jogos ainda melhor para todos os envolvidos, desde atletas e árbitros até fãs que vão viajar para o Rio e espectadores que vão acompanhar o evento ao redor do mundo”, afirma Fabian Gil, presidente da Dow para América Latina. “A nossa expertise em ciência e tecnologia e o nosso vasto portfólio, aliados às contribuições de nossos clientes, nos permitiram ajudar o Rio de Janeiro a se preparar para os primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos na América do Sul”. 
 
Colaborações para um futuro mais sustentável
O Comitê Organizador Rio 2016 lidera um amplo programa de sustentabilidade chamado “Abraça”, que recentemente foi premiado com o ISO 20121 international standard – um reconhecido certificado global de sustentabilidade para organização de grandes eventos. Como Parceiro Oficial de Mitigação de Carbono do Rio 2016 e contribuidor-chave do Abraça, a Dow trabalha muito além das fronteiras do Rio de Janeiro para endereçar um pilar altamente estratégico no compromisso ambiental da organização: a mitigação da pegada de carbono dos Jogos.

Para mitigar 500 mil toneladas de CO2 equivalentes (CO2eq) relativos à organização e entrega dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, e ainda gerar benefícios climáticos adicionais de 1,5 milhão de toneladas de CO2eq referentes a emissões indiretas dos Jogos, a Dow implementou cinco projetos estratégicos nas áreas de agricultura, infraestrutura e indústria na América Latina:

- Agricultura de precisão no Mato Grosso: ajudando agricultores a otimizar a produtividade de suas culturas e reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) por meio da utiliação de técnicas de agricultura de precisão. A redução nas emissões acontecerá com o aumento da produtividade e a otimização do uso de fertilizantes.

- Recuperação de pastagens degradadas no Mato Grosso: em parceria com um grupo líder em agricultura e pecuária, a Dow implementou uma eficiente metodologia de rastreamento de carbono para intensificar a criação de gado e reduzir as emissões de GEE. O projeto irá restaurar de 50 mil a 100 mil hectares de pastagem degradada por meio da aplicação de soluções de ponta em sementes e controle de ervas daninhas.

-Adoção de paineis termoisolantes de poliuretano na construção civil: engajamento de toda a cadeia de valor da construção no Brasil e na Argentina para difundir a importância das tecnologias de isolamento térmico em edifícios para alcançar uma economia significativa de energia elétrica, reduzindo custos e diminuindo as emissões de GEE na América Latina.

-Tecnologias versáteis de embalagens para alimentação, cosméticos, higiene e produtos de limpeza: trabalho conjunto com fabricantes de filmes plásticos para embalagens em cinco países (Brasil, Argentina, Guatemala, México e Colômbia) com o objetivo de acelerar a adoção do Microfoaming, uma tecnologia própria da Dow que permite a produção de mais embalagens com a mesma quantidade de resinas, mantendo as mesmas propriedades funcionais.

-Geração de energia por biomassa para a indústria: adoção de tecnologias inovadoras de geração de energia a partir do eucalipto e do bagaço da cana-de-açúcar para substituir combustíveis fósseis (principalmente de gás natural) e reduzir significativamente as emissões de GEE em duas fábricas da Dow no Brasil. Um dos projetos irá reflorestar cerca de 5 mil hectares de terras degradadas na Bahia.

Todas as reduções nas emissões de GEE provenientes dos projetos de mitigação de carbono da Dow serão verificados pelo auditor externo ERM, que está promovendo uma detalhada revisão de todos os projetos e benefícios climáticos esperados para serem entregues pelo programa desde a fase de realização dos projetos e até o ano de 2026.

“Os projetos de mitigação de carbono impulsionam a inovação, superam barreiras e catalizam mudanças de longo prazo em práticas de mercado”, afirma Júlio Natalense, Gerente de Tecnologias e Sustentabilidade para Olimpíadas & Soluções em Esportes da Dow no Rio de Janeiro. “Nosso trabalho com o Rio 2016 não é somente pela redução do impacto ambiental associado à organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, mas também pela conscientização em torno da importância de práticas mais sustentáveis para o futuro da América Latina.”

Alcançar 500 mil pessoas no Brasil com informações sobre mudanças climáticas, sustentabilidade e ciências é outro elemento importante do trabalho da Dow com o Rio 2016. O canal principal para atingir esse objetivo é o “Transforma”, programa de Educação do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, que alcança mais de 5 milhões de estudantes no Brasil. A Dow é parceira de educação científica do Transforma, adicionando o ensino de química, física, biologia, meio ambiente e mudanças climáticas às aulas do programa. A Dow também é parceira de expansão do Transforma, levando a plataforma para mais sete cidades que não estavam no escopo original do programa. Essas cidades, localizadas nos estados da Bahia (Candeias e Salvador) e de São Paulo (Guarujá, Jacareí, Jundiaí, Pindamonhangaba e Franco da Rocha), são altamente estratégicas para as operações da Dow no Brasil.      

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.