CI

Lanagro/MG vai auxiliar Laboratório do Rio Grande do Sul

Laboratório está apto para realizar o controle de vacinas contra febre aftosa


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), esclarece que o Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais (Lanagro/MG) está sendo capacitado para realizar o controle de vacinas contra febre aftosa, como estratégia para auxiliar o Lanagro/RS, sempre que necessário, e para ampliação da capacidade operacional da Rede Oficial de Laboratórios.

Essa estratégia é parte da política da Coordenação Geral de Apoio Laboratorial da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa), que estabelece a existência de pelo menos duas Unidades Laboratoriais com capacidade para executar uma mesma análise na Rede Oficial de Laboratórios. O objetivo é que, durante uma eventual dificuldade operacional de um laboratório, exista outra unidade igualmente confiável e rastreável, para que não haja interrupção no serviço público oferecido.

Outro fator que demonstra a importância dessa estratégia é o crescente aumento na demanda por análises laboratoriais junto à Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários, da qual fazem parte os Lanagros, para a certificação de produtos e insumos agropecuários e para a garantia da sanidade animal e da segurança alimentar.

O Lanagro/RS é o responsável por realizar o controle de 100% das vacinas anti-aftosa do país. Tais medicamentos são utilizadas na imunização do rebanho bovino brasileiro em atendimento ao Plano Nacional de Erradicação de Febre Aftosa. O controle de vacinas contra a doença, realizado por esse laboratório, foi pioneiro (2009) na obtenção da acreditação na norma ABNT NBR ISO 17.025/2005 junto ao Inmetro. Essa acreditação demonstra a competência, a qualidade e a rastreabilidade do processo de controle realizado nesse Laboratório.

A vacinação contra febre aftosa é compulsória no Brasil, a exceção do Estado de Santa Catarina, que é livre da doença, sem vacinação. Por isso, a garantia da qualidade do medicamento é ainda mais necessária. O Governo testa 100% das vacinas produzidas destinadas à comercialização.

Dessa forma, o Mapa ressalta que o controle de vacinas contra febre aftosa continuará sendo realizado pelo Lanagro/RS, sendo este referência para este escopo de análise. Já o Lanagro/MG está sendo capacitado para realizar o mesmo procedimento, em conjunto e em apoio ao Lanagro/RS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.