CI

Legumes em cores, formatos e sabores diferenciados torna-se um diferencial para o produtor

Cultura já se tornou uma realidade para muitos agricultores brasileiros


Produtos diferenciados e que agradam o paladar são cada dia mais procurados pelos consumidores. O mercado de hortaliças com tamanhos e formas diferentes teve um crescimento de 50% nos últimos dois anos. Essa cultura já se tornou uma realidade para muitos agricultores brasileiros.

Para atender essa demanda, a Topseed Premium, líder no mercado nacional de sementes de alta tecnologia para hortifruticultura da Agristar, desenvolveu uma linha de produtos diferenciados nos quesitos sabor, qualidade, formato, praticidade e facilidade de consumo, voltada para o mercado gourmet, alta gastronomia, rede de hotéis, restaurantes e empórios.

Denominada Especialidades, a linha apresenta produtos especiais como os minitomates Mascot, Dellycia, Tomatoberry e Piccolo, a mini berinjela Milan, mini alface Baby Leaf e as mini abobrinhas Ball Squash e Eight Ball. Segundo Carlos Formoso, coordenador técnico de vendas, houve um crescimento acima de 50% no consumo anual nos últimos dois anos. “Atualmente, esses produtos já estão consolidados na mesa de muitos brasileiros e estão deixando de ser tendência de mercado para se tornarem realidade. Seu cultivo já é encontrado em quase todas as regiões do País e devem continuar a crescer pelos próximos anos, em quantidade de plantas e diversidade de materiais”, explica.

Quando comparadas às variedades convencionais, as mini hortaliças garantem mais vantagens ao produtor, pois são comercializadas com maior valor agregado. “Nesse mercado, o produtor tem a oportunidade de agregar valor ao seu produto e obter maior lucratividade em seu negócio em uma menor área de produção. Este é um mercado cuja demanda de produtos por parte do consumidor aumenta a cada dia e deve continuar a crescer”, acrescenta Formoso.

Para o chef de cozinha Luciano Antonello, o relacionamento entre empresas de sementes, produtores de hortaliças e chefs de cozinha é um triângulo que não pode deixar de existir, pois um depende do outro. Em visita recente à Estação Experimental de Santo Antônio de Posse (SP), onde são desenvolvidos os produtos da linha Especialidades, o chef se surpreendeu com as plantações. “Fiquei feliz em saber que o futuro das hortaliças e legumes está sendo cuidado com tanto carinho. As mini hortaliças são um exemplo disso, pois contribuem com seu charme e delicadeza na culinária, dando uma sofisticação a mais nas preparações”, ressaltou Antonello.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.