CI

Leilões de Pepro vão atender produtores de laranja, mandioca e trigo

Conab realizara na quinta-feira (27.11) quatro leilões


A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará, na próxima quinta-feira (27.11), quatro leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), para incentivar a venda e o escoamento de laranja, borracha e trigo. Os avisos correspondentes, de números 234, 235, 236 e 238 já estão na página da Companhia na internet.

No primeiro e no segundo leilões serão oferecidas 3,16 milhões caixas de laranja in natura, com 40,8 kg cada uma, safra 2014. As operações vai contemplar produtores e suas cooperativas nos estados de São Paulo (2,91 milhões cx), Minas Gerais (50 mil cx), Paraná (150 mil cx) e Rio Grande do Sul (50 mil cx).  O limite de laranja por produtor rural é de no máximo 20 mil caixas. Se for cooperativa, a exigência é da mesma quantidade por cooperado.

Já a oferta de prêmio para venda e escoamento de 11,75 mil de toneladas de borracha natural, com teor de borracha seca (DRC) 53%, safra 2013/2014, vai atender produtores dos estados da Bahia (1,9 mil t), São Paulo (6,7 mil t), Mato Grosso (mil t), Espírito Santo (450 t), Minas Gerais (700 t) e Goiás (mil t). O valor da cotação varia entre os estados. No caso de São Paulo é de R$ 0,60/kg, enquanto que para Goiás é de R$ 0,39/kg.

O Pepro de trigo vai beneficiar produtores dos estados do Paraná (50 mil t), Rio Grande do Sul (80 mil t), Santa Catarina (5 mil t) e Mato Grosso do Sul (2 mil t), totalizando 137 mil toneladas do grão, safra 2014/2015.

O Pepro é uma subvenção econômica paga ao produtor rural e/ou cooperativa que se disponha a vender seu produto pela diferença entre o Valor de Referência estabelecido pelo Governo Federal e o valor do Prêmio Equalizador arrematado em leilão, de acordo com a legislação vigente em cada estado. Para ter direito ao prêmio, os participantes devem comprovar a venda e o escoamento para os locais determinados no edital.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.