CI

Mais desenvolvimento para Moçambique

Ao todo, foram entregues 513 equipamentos, somando investimento U$ 32 milhões – cerca de R$ 120 milhões


O desenvolvimento da agricultura familiar de Moçambique, na África, recebe novo reforço, por meio das máquinas brasileiras comercializadas pelo Programa Mais Alimentos Internacional, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Com a chegada do último lote, com 40 tratores, o programa encerra a primeira etapa (tranche) das entregas. Ao todo, foram entregues 513 equipamentos, somando investimento U$ 32 milhões – cerca de R$ 120 milhões.

Essas máquinas, de acordo com o coordenador do Programa Mais Alimentos, Lucas Ramalho Maciel, já contribuem para a promoção da segurança alimentar e o desenvolvimento da agricultura familiar do país africano. “Os tratores já foram distribuídos pelo estado moçambicano para a população rural e já estão em atividade, ajudando a aumentar a área de cultivo e produtividade desses agricultores”, ressalta.

O coordenador destaca, ainda, a especificidade histórica de Moçambique, um país que passou recentemente por períodos de conturbação social e guerra civil. “Nesse período, muitas máquinas foram destruídas pelos confrontos sociais que ocorreram. Segundo informações do Ministério da Agricultura de Moçambique, antes do Mais Alimentos Internacional haviam apenas mil tratores em funcionamento no país. Esse número demonstra a importância do Programa que, sozinho, aumentou em 50% a quantidade de tratores em Moçambique”, afirma.

Além da venda dessas máquinas, o Mais Alimentos incentiva a fixação de representantes de vendas, do serviço de pós-venda e de assistência técnica no local. “As empresas que vendem para o programa devem necessariamente prestar esse tipo de serviço, o que estimula também a abertura de filiais de empresas brasileiras nesses países”, explica Ramalho.

O Programa em Moçambique
A primeira entrega de máquinas do Mais Alimentos em Moçambique foi em janeiro de 2015. Nesta primeira etapa, foram entregues 513 tratores e 2,5 mil implementos dentre plantadeiras, arados para preparo, trabalho do solo e adubação. Já a próxima etapa do programa vai levar equipamentos que ajudarão na colheita da produção.

Mais Alimentos Internacional
O Programa Mais Alimentos Internacional tem dois objetivos: estabelecer uma linha de crédito concessional, para o financiamento de exportações brasileiras de máquinas e equipamentos destinados à agricultura familiar, e fornecer apoio a projetos de desenvolvimento rural, para o fortalecimento da produção da agricultura familiar, por meio da cooperação técnica e do intercâmbio de políticas públicas.

Coordenado pelo MDA, o programa tem a participação de mais de 100 empresas brasileiras, que exportam, atualmente, para seis países: Zimbábue, Moçambique, Senegal, Gana, Quênia e Cuba.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.