CI

Mapa recebe delegação queniana

O objetivo foi discutir sobre biosegurança e ouvir demanda do país


O objetivo foi discutir sobre biosegurança e ouvir demanda do país

O secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Marcelo Junqueira, e o secretário-executivo, Gerardo Fontelles, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), receberam nesta quinta-feira (31.07) uma delegação queniana chefiada pela vice-ministra da Agricultura do Quênia, com a presença de parlamentares.

Entre os temas discutidos na reunião estão as questões de biosegurança, com foco no Organismo Geneticamente Modificado (OGM). Segundo Marcelo Junqueira, o OGM é uma tecnologia moderna com o intuito de aumentar a produção de grãos e atender uma demanda crescente por mais alimentos. “O Quênia tem uma lei que proíbe a comercialização de OGM. Então, nós tentamos mostrar a eles os benefícios do OGM. Demos números do Brasil, mostrando que em algumas culturas, no caso da soja, por exemplo, mais de 90% da produção é geneticamente modificada. Para o milho, esse percentual já é quase 80% e no algodão ultrapassa 50%. Nos Estados Unidos e na Argentina, por exemplo, o OGM é adotado sem restrição”, afirmou.

Além disso, o governo queniano pediu apoio ao governo brasileiro com relação a equipamentos e maquinários para a agricultura do país. “Eles agradeceram e informaram que nós já temos um acordo sobre o fornecimento de tratores ao país. Mas estimaram que o número de tratores aprovados ainda é aquém da necessidade. Segundo os parlamentares, apenas 30% da agricultura deles é realizada com maquinário moderno”, comentou Junqueira. “Com isso, o secretário-executivo prometeu avaliar e interceder junto ao governo brasileiro para apoiá-los nessa demanda”, completou.

Também foi apresentado aos quenianos detalhes sobre a política agrícola brasileira e os programas da área social da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e de pesquisa e agricultura tropical da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.