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Mercado de café debate desafios para ampliação dos estoques

 A indústria nacional sofre neste ano com a falta do café conilon


A indústria nacional sofre neste ano com a falta do café conilon

Frente à baixa nos estoques brasileiros neste ciclo, o setor cafeeiro decidiu debater o tema em um encontro no próximo mês de setembro. O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Ainda assim, o volume pode ser insuficiente para suprir as necessidades dos mercados interno e externo. As formas e desafios para tentar solucionar esse desequilíbrio serão destacados na quarta edição da Semana Internacional do Café (SIC) 2016.

Atualmente, do total de café comercializado, aproximadamente 20 milhões de sacas são destinadas ao consumo local. No entanto, as vendas externas variam, em torno de 32 milhões por ano. “Falta produto, principalmente após os últimos dois anos (2014, e 2015) de seca. Estamos usando nossos estoques já há algum tempo, e os níveis estão baixos. Então agora é uma boa oportunidade para crescer”, avalia o diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e presidente das comissões de Café da entidade e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Breno Pereira de Mesquita. A indústria nacional sofre neste ano com a falta, principalmente, do café conilon. No Estado do Espírito Santo, principal produtor do grão, a seca atingiu produções de forma severa.

O anúncio do 13º Levantamento dos Estoques Privados de Café, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontou que número de sacas nos estoques privados brasileiros é menor do que na safra 2015. “O levantamento confirma que iniciamos o novo ano-safra brasileiro (julho de 2016 a junho de 2017) com estoques de passagem praticamente zerados”, afirmou o Escritório Carvalhaes.

Semana Internacional do Café 2016

A Semana Internacional do Café (SIC) 2016 reunirá, de 21 a 23 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro. O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores.

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